Na útlima semana, o programa Asfalto Liso chegou aos bairros de Jacarepaguá e Paciência. As equipes começaram o serviço de fresagem na Rua Cândido Benício, na altura da Praça Seca, e na Estrada de Santa Eugênia. Para minimizar o impacto no trânsito, o trabalho é realizado das 21h às 6h.
A secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, explica que a abertura de novas frentes do Asfalto Liso faz parte do planejamento do projeto. “Até 2024, o programa vai contemplar 290 vias cariocas. Já estamos em todas as regiões da cidade e, a cada mês, começamos em mais trechos”, diz ela. “Ainda em abril, chegaremos à Rua Hermengarda, no Méier; às ruas Maria Antônia e General Belegarde, no Engenho Novo; e à Avenida Epitácio Pessoa, que passa por Lagoa, Ipanema e Leblon”, acrescenta.
A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, ressalta a importância do programa. “O Asfalto Liso é aquela transformação completa na via. Não vamos tapar buracos, vamos remover totalmente as camadas de asfalto antigas e colocar uma nova camada de asfalto! Teremos vias completamente recuperadas e as pessoas vão sentir tamanha diferença! Vai ficar incrível”, entusiasma-se.
Os principais equipamentos utilizados nesse tipo de serviço são a fresadora, que faz a raspagem do asfalto desgastado, a vibroacabadora, que aplica a massa, e os rolos compressores, que compactam e dão o acabamento na superfície do novo pavimento. “O prefeito Eduardo Paes trouxe de volta o Asfalto Liso para atender a uma demanda da população. É um compromisso desta gestão entregar para a cidade vias mais seguras e com melhor trafegabilidade”, afirma Anna Laura.
Passo a passo do Asfalto Liso:
1 - É feito o levantamento topográfico da via, a fim de mapear trecho e áreas a serem trabalhados;
2 - É usada a fresadora, que faz a raspagem do asfalto desgastado;
3 – Entra em cena a vibroacabadora, que aplica a massa asfáltica para que os rasteleiros espalhem, garantindo um bom acabamento;
4 – Na sequência, os rolos compressores compactam o asfalto e garantem o acabamento da superfície do novo pavimento. Nessa etapa, os tampões da rede de infraestrutura são renivelados;
5 – Por fim, é feita a nova sinalização horizontal da via (pintura de faixas no chão).