Nova identidade visual, novas cores e estrutura moderna são algumas das novas características do BRT

 

 

O novo modelo de ônibus que será utilizado na operação do sistema BRT foi apresentado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, a presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin, e a secretária de Transportes, Maína Celidonio. Com uma nova identidade visual e cores definidas na cor amarela e prata, o veículo articulado está com um formato mais moderno e foi apresentado na manhã de terça-feira (27), na garagem do BRT, em Curicica.

“É uma satisfação e uma alegria sem tamanho recebermos o primeiro ônibus. Sabemos que a população está sofrendo e, infelizmente, não é simples adquirir novos ônibus. Na primeira semana de dezembro já devemos ter o número suficiente para meio que reinaugurar a Transolímpica. Depois, no fim de janeiro e início de fevereiro, mais ônibus novos para a Transcarioca, já com todas as estações reformadas. A última a receber os modelos novos será a Transoeste, por conta das obras do piso. Nela, os passageiros vão ter mais ofertas de ônibus no primeiro semestre de 2023, mas ainda operando com os antigos. Esperamos que, com isso, a população volte a ter um serviço adequado e possa viajar com mais conforto”, afirmou Eduardo Paes.

A Secretaria de Transportes realizou licitações em abril e maio de 2022 para adquirir 291 novos veículos para o sistema, com o objetivo de acelerar a recuperação do BRT. Os veículos novos serão entregues entre outubro de 2022 e março do ano que vem. A Prefeitura ainda vai licitar este ano mais 270 articulados, com a data de entrega prevista para outubro de 2023 e março de 2024.

O novo modelo tem capacidade para 181 passageiros e possui tecnologias como sistema de próxima parada, com aviso através de dispositivos audiovisuais que alertam sobre as próximas estações, ar-condicionado, botão de pânico na cabine do motorista, sistema de comunicação do motorista com os passageiros com microfone instalado na cabine do motorista, aviso sonoro de fechamento das portas e tomadas USB em todas as poltronas. O articulado é da multinacional brasileira Marcopolo.

O ônibus também terá um circuito fechado de TV que permite que o motorista visualize as imagens das câmeras internas do veículo.

“Planejamos uma frota para dar conforto para a população, acabar com a lotação, com uma frequência muito alta de ônibus. Os novos modelos têm três rampas de acessibilidade e mais assentos para essas pessoas”, disse Maína Celidonio.

 

Prefeito Eduardo Paes. Foto: Prefeitura do Rio

Reestruturação do sistema BRT

A Prefeitura do Rio tem trabalhado pela maior eficiência do BRT desde o ano passado, quando assumiu a gestão do sistema. Ao todo, 46 estações que estavam fechadas foram reformadas e reabertas, além de outras 23 remodeladas. Entre outros projetos, estão as obras em andamento de construção do BRT Transbrasil, que terá 18 estações e quatro terminais, incluindo o Terminal Intermodal Gentileza, que vai integrar o BRT ao VLT e linhas de ônibus municipais.

Também estão em execução a requalificação da pavimentação do corredor Transoeste e a reformulação de cinco estações e terminais: Santa Cruz, Curral Falso, Pingo D´Água, Magarça e Mato Alto. Cinco garagens de ônibus, localizadas em Paciência, Curicica, Cascadura, Ramos e Deodoro também passarão por obras de melhorias e expansões para receber a nova frota do BRT.

Recentemente, foram criados dois serviços eventuais (Alvorada x Madureira e Alvorada x Penha) no corredor Transcarioca, com 38 articulados alugados. Estes serviços se juntam aos outros já em operação na Transoeste, que já contam com 101 ônibus urbanos alugados. A Prefeitura também iniciou a contratação de operadores de estação, que receberão treinamento do programa BRT Seguro, da Secretaria de Ordem Pública (Seop), para fiscalizar e multar a prática ilícita de evasão de tarifa no sistema BRT.

 “A Prefeitura está trabalhando para devolver aos passageiros o conforto e a qualidade no sistema BRT. Estamos reformando estações, oferecendo serviços complementares para desafogar a demanda até que os novos ônibus entrem em operação”, disse a presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin.

A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo está bastante feliz com a novidade. "A população de Jacarepaguá me cobra muito a melhora do BRT e com toda razão! Infelizmente pegamos a Cidade com 46 estações fechadas e o Crivella conseguiu “desaparecer com 300” ônibus. Graças a boa gestão recuperamos as finanças e agora vamos ter mais de um 291 ônibus novos até março do ano que vem e vamos licitar 300 ainda esse ano! Era o maior desafio dessa gestão, mas vai melhorar e as pessoas vão ter um transporte digno, afinal tem esse direito!", conclui.

 

Subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo. Foto: Prefeitura do Rio

Bilhetagem Digital começará pelo BRT

A licitação da nova bilhetagem digital está em andamento e permitirá à Prefeitura ter o controle sobre a receita do transporte público, garantindo transparência. A assinatura do contrato está prevista para outubro deste ano e o início da operação, em abril de 2023, começando pelo BRT. Nos outros meios de transporte municipais, como VLT, ônibus convencionais e vans, a previsão é que o sistema de bilhetagem digital comece a ser operado até o início de 2024. A concessão será pelo período de doze anos, podendo ser prorrogado por, no máximo, igual período.