O queridinho da Barra está próximo de se tornar também o queridinho do Recreio. Anunciado pele prefeito Marcelo Crivella, o metrô do Jardim Oceânico pode ter, finalmente, sua expansão até o Recreio. Os projetos de viabilização da obra estão sendo elaborados pela Secretaria de Transporte, chefiada pelo vice-prefeito Fernando Mac Dowell.
O queridinho da Barra está próximo de se tornar também o queridinho do Recreio. Anunciado pele prefeito Marcelo Crivella, o metrô do Jardim Oceânico pode ter, finalmente, sua expansão até o Recreio. Os projetos de viabilização da obra estão sendo elaborados pela Secretaria de Transporte, chefiada pelo vice-prefeito Fernando Mac Dowell.
Engenheiro de formação e professor de transporte na Pontifícia Universidade Católica (PUC- Rio), Fernando é especialista no assunto, pois foi o responsável pelo projeto do metrô no Rio de Janeiro.
- A região da Barra é bem mais fácil de você fazer, porque não tem embaraços, como, por exemplo, debaixo da Avenida Presidente Vargas, onde tive que encarar. Com prédios muito em cima e com recalques você precisa fazer escoramento e uma série de coisas – lembra Fernando.
O secretário acredita que, pelo fato de não ter edificações no entorno das obras, isso ajudaria bastante no financiamento da construção. Contudo, em virtude da crise fiscal que passa o Estado e do caixa compactado da Prefeitura, falta recurso para realizar a expansão.
- Sem dúvida há uma previsão para que isso ocorra, mas o problema é recurso, pois o metrô é um sistema caro. Mas esse projeto não é uma obra cara, porque você usar o “tatuzão” para abrir rapidamente o solo, já que o metrô passaria no canteiro central das Américas, que é uma linha reta – explica Fernando.
Já para o presidente da Câmara Comunitária da Barra, Delair Dumbrosck, a ideia de trazer o metrô para os moradores da Barra e Recreio não é nova. A Câmara Comunitária está nessa empreitada há muito tempo. Mais precisamente desde a fundação dela, em 1992.
- A gente continua um trabalho para trazer o metrô até a Alvorada. O governador Pezão veio aqui e fez uma declaração de que ele ia levar até o Recreio. Bom, achei ótimo, se vai até o Recreio, melhor ainda. Agora estamos aguardando que isso aconteça – disse Delair, reconhecendo que a falta de recursos do Estado colabora para que as obras ainda não fossem iniciadas:
- Sabemos que a situação do Estado está ruim, está na penúria, sabemos que tem o problema da lavajato, que implicou em uma série de coisas. Então, obviamente que a gente deve dar um tempinho, mas eu entendo que a Barra está bem servida – concluiu.
Comandante da Associação Comercial e Industrial Transoeste e da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro, Alfredo Lopes tem plena confiança de que o metrô ajudará o trânsito no Recreio e atrairá novos investimentos para a região.
- A expansão do metrô é fundamental, estava prevista no plano inicial. Fazer parqueamento de grande porte, para que os motoristas que saem das regiões próximas ao Recreio, como as Vargens e Jacarepaguá possam deixar o carro e seguir viagem para o Centro e zonas Sul e Norte de metrô, deixando o veículo particular bem próximo da estação é importante para a mobilidade urbana. Além disso, vai agitar o comércio da região e a ocupação de escritórios que ainda estão vazios, após o período da Olimpíada – disse Alfredo.
Presidente do Metrô Rio, Guilherme também confia que a expansão será importante, principalmente pela densidade populacional do bairro.
- O metrô é um vetor de estruturação da vida da cidade, organiza demais os transportes e leva ao desenvolvimento. Onde há metrô, há maior interesse de instalação de empresas, há mais geração de empregos e prosperidade econômica. Mas nós somos responsáveis apenas pela manutenção e operação da linha, não pela construção – explica Guilherme.
Sem dúvida a expansão da Linha 4 até o Recreio será fundamental para todos os moradores da região da Barra, principalmente se ele estiver amplamente ligado com os três corredores do sistema BRT (Transoeste, Transcarioca e Transolímpica), pois diminuiria o fluxo de veículos na Avenida das Américas e na Ayrton Senna, além de dar ao carioca mais uma opção de conforto e lazer, interligando áreas antes desconhecidas, podendo transforma-las em novos locais de passeio com a família. Fazendo do metrô o meio de transporte número um do morador do Rio de Janeiro.