São planejadas novas estações em Guarulhos, Aparecida e uma segunda parada na Barra da Tijuca. Início de operações é previsto para 2032

 

Após a tentativa frustrada de implementação na década passada, o projeto do Trem de Alta Velocidade finalmente foi retomado, desta vez sob a responsabilidade de uma empresa privada. Durante apresentação na 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, o CEO da TAV Brasil S.A., Bernardo Figueiredo, afirmou que as paradas nas capitais foram reajustadas, garantindo melhor acessibilidade do serviço Rio-São Paulo. Junto ao município, estão Jacareí, Taubaté/Pindamonhangaba e Resende como possíveis estações intermediárias. 

No início de 2023, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a construção e exploração da estrada de ferro que liga os dois estados, mas um dos principais problemas do primeiro planejamento era a implantação de paradas em estações distantes das regiões centrais das áreas. Na capital paulista, a parada que seria feita em Pirituba, foi substituída por uma em Água Branca, que será atendida pelas Linhas 6 (Laranja), 7 (Rubi) e 8 (Diamante e Santa Cruz). No Rio, a parada foi deslocada para a estação Barão de Mauá (Leopoldina).

Além das mudanças das estações terminais, também estão previstas estações em São José dos Campos e Volta Redonda/Barra Mansa. Outras paradas estão sendo avaliadas, como Guarulhos, Jacareí, Taubaté/Pindamonhangaba e Resende. 

Uma estação específica para o atendimento de altas demandas está sendo cogitada em Aparecida, assim como uma segunda estação do TAV no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca. 

Segundo o apresentado por Bernardo Figueiredo, todas as estações propostas estão em discussão junto com as prefeituras, para permitir a inserção do serviço nos melhores ambientes.

O Trem de Alta Velocidade é previsto para iniciar suas operações em 2032.