Pelo menos 35 ônibus foram incendiados na Zona Oeste após a morte do sobrinho do miliciano Zinho 

 

O caos na Zona Oeste teve início na tarde desta segunda-feira (23), após a morte de um miliciano. Ao menos 35 ônibus já foram queimados a mando dos criminosos da região, o que marca como o dia com mais coletivos incendiados na história da cidade, segundo o Rio Ônibus. 

Entre os transportes queimados, 20 são da operação municipal, cinco são do BRT e os outros de turismo e fretamento. Outros veículos e pneus também foram incendiados, resultando no fechamento de diversas vias do bairro, como Campo Grande, Santa Cruz, Paciência, Guaratiba, Sepetiba, Cosmos, Recreio, Inhoaíba, Barra e Campinho. 

Às 16h50 o município registrou estágio de mobilização, segundo o nível em uma escala de cinco, que significa o risco de ocorrências de alto impacto na cidade.  

As aulas foram suspensas em mais de 30 escolas públicas da região. Em algumas, os professores e alunos permaneceram nas instituições para garantir segurança. 

 

Represália à morte de Faustão

Os ataques são em represália à morte do sobrinho do chefe da milícia, Zinho, na comunidade Três Pontes. Matheus da Silva Rezende, que era conhecido como Teteu e Faustão, era apontado como o número 2 na hierarquia da milícia comandada pelo tio, e foi morto durante uma troca de tiros com a Polícia Civil. 

BRT Transoeste parado 

Segundo a MOBI-Rio, empresa pública que opera o sistema BRT, no corredor Transoeste, durante a tarde, apenas 3 linhas estavam circulando: 13 (Alvorada x Mato Alto - Expresso); 25 (Alvorada x Mato Alto - Parador); e 22 (Jd. Oceânico x Alvorada - Parador). 

Até a última atualização desta reportagem, o Centro de Operações do Rio confirmou os incêndios nos seguintes locais: 

  • Av. Dom João VI, na altura do BRT Magarça, em Guaratiba. (Via interditada em ambos os sentidos);
  • Av. Cesário de Melo, na altura do BRT Santa Eugênia, em Paciência (Via interditada);
  • Rua Guarujá, na altura do Viaduto de Cosmos;
  • Rua Felipe Cardoso, na altura do BRT Cajueiros, em Santa Cruz;
  • Estrada do Campinho, na altura da Rua Perico, em Inhoaíba

Até o momento, a estação de BRT Parque das Rosas, da Transoeste, foi fechada. 

 

BRT Transcarioca tem estações fechadas 

A Linha da Transcarioca também está em estado de alerta e tem algumas estações fechadas. Até a atualização desta reportagem, estes são os seguintes pontos fora de funcionamento: 

  • Estação Pedro Corrêa 
  • Estação Centro Metropolitano 
  • Estação Via Parque 
  • Estação Aeroporto de Jacarepaguá 
  • Estação Lourenço Jorge