O evento abre as comemorações da Semana do Meio Ambiente em São Conrado, que também recebe o projeto Aquele Abraço, da Route Brasil
Nos próximos dias, o bairro de São Conrado será palco de uma série de iniciativas voltadas ao meio ambiente. A Orla Rio, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, RioTur, Rio Convention Bureau, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Secretaria de Turismo do estado e município, apresentam a primeira edição do Seminário Internacional de Turismo Sustentável, no dia 06 de junho, próxima terça-feira. Outras ativações também estão previstas para o mesmo dia, como feira de produtos locais, oficinas de atividades interativas, exposição fotográfica, museu do surf, pocket show, entre outros.
Já na quinta-feira, dia 08, o Instituto Route Brasil, organização que tem a missão de ser uma rota de engajamento para neutralizar o impacto do consumo na natureza, irá promover um grande mutirão de limpeza, como parte do projeto “Aquele Abraço”, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade para a preservação do meio ambiente.
O I Seminário Internacional de Turismo Sustentável, a ser realizado no Hotel Nacional, das 9h às 18h, contará com a participação de importantes nomes da indústria do turismo, além de convidados especiais, como Amyr Klink, empresário, economista e escritor, que será responsável pelo encerramento.
O evento visa discutir iniciativas voltadas para a agenda sustentável na indústria do turismo nos próximos anos, envolvendo diversos players do segmento para um dia de debates. O Seminário irá receber representantes dos setores público e privado, e também contará com a participação do padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor, que apresentará o Rio como a capital do turismo sustentável do Brasil.
“A Orla Rio, como um dos principais equipamentos turísticos do Rio de Janeiro, entende a responsabilidade de desenhar e disseminar atitudes que impulsionam, cada vez mais, o turismo na cidade. Já podemos dizer que nos destacamos muito e estamos na frente de muitos locais, mas ainda há muito trabalho a ser feito, por isso estamos promovendo o nosso primeiro seminário com esse foco. Queremos buscar novas soluções e adotar, cada vez mais, práticas para destacarmos a cidade do Rio como um bom exemplo para todos. O turismo, que segue apresentando números expressivos e animadores, é um setor que precisa, cada vez mais, participar deste tipo de debate, e todos precisam se engajar com o pacto global de 2023 e ajudar a colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente”, afirma João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.
Pensando nisso, separamos a programação do Seminário para todo mundo ficar por dentro de como será no dia do evento.
Confira a programação:
————————— MANHÃ 09:00 às 14:00 ————————————
Painel 1: O Rio como capital nacional do turismo sustentável • Com Padre Omar:
No primeiro painel, será abordado os desafios de tornar a cidade do Rio a capital nacional do turismo sustentável com o tema: “O Rio como capital nacional do turismo sustentável”. A cidade recebe essa alcunha devido à sua combinação única de belezas naturais, diversidade cultural e infraestrutura turística.
Painel 2: Turismo sustentável no Brasil como ferramenta de promoção do turismo no exterior. • Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Comandado pelo Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o 2º painel abordará como o turismo sustentável não apenas preserva o meio ambiente e beneficia as comunidades locais, mas também cria uma imagem positiva para o destino, atraindo viajantes conscientes e responsáveis em todo o planeta. Com sua rica oferta turística e um compromisso efetivo com a sustentabilidade, o Rio de Janeiro tem tudo para se destacar como a capital nacional do turismo sustentável, atrair cada vez mais turistas internacionais e inspirar outras cidades a seguir o mesmo caminho.
Mesa 1 – Rio: Capital do Turismo Sustentável
- Dani Maia, Secretária Municipal de Turismo
- Carlos Werneck – Presidente Rio CV&B
- Andrea Senko, Secretária Municipal da Fazenda e Planejamento
Mesa 2 – Praia circular e a proposta de um novo modelo de turismo na orla carioca
- Guilherme Borges (vice-presidente Orla Rio)
- Andrea Feio (vice-presidente Riotur)
Anúncio de construção do selo de Turismo Sustentável idealizado pela Secretaria do Turismo com o apoio do SEAS
———————————— TARDE 14:00 às 18:00 ——————————————–
Mesa 3 – Turismo sustentável no Brasil: quem já faz
- Pablo Morbis, Presidente Grupo Cataratas
- João Marcello Barreto, CEO Orla Rio
Mesa 4 – Turismo circular como vetor de desenvolvimento no estado do Rio de Janeiro
- Sergio Ricardo (presidente TurisRio)
- Thiago Pampolha (vice-governador e Secretário do Meio Ambiente)
Palestra final:
- A palestra final será comandada pelo Amyr Klink (Escritor, empresário e navegador brasileiro)