Projeto promove visita a pontos turísticos do Rio para moradores de áreas de baixos Índices de Desenvolvimento Social
O projeto Turistando com a Comunidade, alcançou a marca de aproximadamente 5,5 mil pessoas atendidas. Moradores de 200 favelas e comunidades da cidade foram contemplados pela iniciativa da Prefeitura do Rio, desenvolvida pela Secretaria de Ação Comunitária, que tem como objetivo garantir às pessoas de áreas de baixos Índices de Desenvolvimento Social a oportunidade de conhecer locais históricos, a arte e a cultura do município em que vivem.
Já foram realizadas 205 visitas guiadas a pontos turísticos ou históricos do Rio, como Cristo Redentor, Theatro Municipal, Parque Lage e Planetário da Gávea, entre outros. Nesta quarta-feira (8), por exemplo, houve a visita ao BioParque. Já nesta sexta-feira (10), o Turistando tem como destino a Zona Portuária: um passeio pelo Museu do Amanhã. A programação do mês inclui ainda os seguintes pontos: Maracanã, Pequena África, AquaRio, Espaço Cultural da Marinha e Museu da Vida.
A secretária de Ação Comunitária, Marli Peçanha, comemora a marca. “O Turistando visa estimular novas vivências em espaços públicos e o bom convívio coletivo, além de combater o estigma da segregação social e diminuir a distância entre asfalto e comunidade”, ressaltou Marlí.
O projeto disponibiliza não somente ingresso e transporte gratuitos, mas também guias de turismo para enriquecer a experiência dos participantes. Além de levar conhecimento, o Turistando com a Comunidade busca promover inclusão social, igualdade de oportunidades, empoderamento e dignidade, e, ainda, combater o estigma da segregação.