Redação

Criado há seis anos, o Conselho dos Direitos da Mulher da Cidade do Rio de Janeiro (Codim-Rio) tem atuado na busca por soluções de enfrentamento à desigualdade, discriminação e violência contra as mulheres. As conselheiras também desenvolvem ações integradas e articuladas com a Secretaria Municipal de Políticas e Promoção da Mulher, recriada este ano, com a finalidade de monitorar políticas públicas.

Entre as ações já desenvolvidas pelo Codim-Rio estão a distribuição de uma cartilha em braile com explicações sobre a Lei do Feminicídio e, mais recentemente, a assinatura do Pacto de Cooperação pelo Enfrentamento às Violências contra a Mulher, que tem por objetivo unir esforços para uma atuação coordenada na prevenção e no combate desse tipo de crime.

Na gestão pública, um dos grandes avanços apoiados pelo Codim-Rio foi a implantação da Ronda Maria da Penha pela Guarda Municipal do Rio. Em três meses de atuação, de março a junho deste ano, houve o atendimento a 179 mulheres vítimas de violência e 767 acolhimentos.