O Rio de Janeiro está de volta ao Comitê Executivo da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI). Na XIX Assembleia Geral da associação internacional, que começou nesta quinta-feira (04/11), em Madri, na Espanha, o prefeito Eduardo Paes foi eleito para ocupar a vice-presidência de Meio Ambiente e Sustentabilidade da UCCI pelo período de dois anos.

Na sessão plenária realizada nesta quinta, os  representantes das cidades-membro da UCCI aprovaram o Plano Estratégico da organização e a programação para o período de  2021 a 2023. Sob o tema “Cidades para a Ibero-América: o futuro que nos une”, os líderes presentes também tiveram a oportunidade de debater estratégias para a recuperação econômica e social das cidades da região.

Considerando o papel histórico do Rio na promoção da agenda ambiental e os compromissos da cidade com a recuperação sustentável e igualitária da pandemia da Covid-19, a cidade propôs a construção de uma agenda comum para o meio ambiente com foco na perspectiva das capitais ibero-americanas.

A delegação da Prefeitura do Rio é chefiada pelo vice-prefeito,  Nilton Caldeira, e integrada pela Coordenadora Executiva da Coordenadoria Geral de Relações Internacionais e Cooperação, Carolina Tendler. A Assembleia Geral se encerra nesta sexta-feira (06/11).

A UCCI é uma associação internacional, cujos principais objetivos são constituir um modelo de convivência pacífica e desenvolvimento solidário, bem como a consolidação de uma consciência que permita um melhor entendimento e cooperação entre os povos da esfera ibero-americana. Atualmente, 30 cidades fazem parte da rede, entre as quais o Rio de Janeiro, membro fundador da UCCI desde 1982.

 

A União de Cidades Capitais Ibero-americanas é composta por 30 cidades-membro – Prefeitura do Rio