A Fundação Parques e Jardins (FPJ), vinculada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, deu início na última semana às primeiras ações do projeto de revitalização da Praça Paris, um dos espaços históricos mais queridos dos cariocas no eixo central da cidade. Moradores da Glória e admiradores da praça já começaram a perceber as primeiras intervenções, que fazem parte de um conjunto de ações que a Praça Paris vai receber ao longo de 20 dias.
O projeto contempla limpeza dos jardins, roçada, capina, poda de arbustos e de árvores, plantio de grama e de mudas com porte de 1,5m, adubação completa, recuperação dos bancos, reforma e pintura das muretas e colocação de saibro. A previsão para a conclusão da primeira fase dos trabalhos é para o dia 9 de dezembro.
Outro destaque fica por conta dos arbustos ornamentais que receberam uma poda polêmica em julho deste ano, a poda topiária, técnica de jardinagem utilizada para esculpir plantas, conferindo um formato artístico às mesas. A Fundação Parques e Jardins informa que, após o desbaste necessário, as plantas recuperaram o formato artístico, o vigor e estão crescendo verdejantes e saudáveis.
Jardim parisiense
Um dos maiores parques públicos da cidade, a Praça Paris foi projetada pelo arquiteto e urbanista francês Alfredo Agache e inaugurada em 1929. Considerada um pedacinho da França no Rio, como uma joia da belle époque, a praça possui elementos inspirados nos jardins parisienses, como as galerias com traçado geométrico, monumentos, chafariz e um lago de 1.600m².