A Comlurb reforçou os trabalhos para manter as praias e a cidade limpas no feriadão de Carnaval. De sábado (26/02) a terça-feira (01/03), em dias de muito sol e calor, os garis coletaram 813 toneladas de lixo na orla, sendo 486 toneladas na Zona Sul e 327 toneladas na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes. A Companhia mobilizou 600 garis por dia, trabalhando em até três períodos, incluindo a noite/madrugada, para que os banhistas frequentassem areias limpas. Foram disponibilizados 1.250 contêineres de 240 litros distribuídos em pontos estratégicos das praias, inclusive áreas de acesso e passagens.
Os equipamentos também foram entregues aos barraqueiros para que não fizessem o despejo de lixo irregularmente e incentivassem o uso correto por parte dos frequentadores. A Companhia instalou 114 novas papeleiras na orla para receber detritos de menor porte. A Companhia também promoveu campanhas de conscientização nas praias para o descarte correto, com a presença de equipes do Lixo Zero e do grupo Chegando de Surpresa, composto por garis que usam dança e música para orientar a população.
Para quem insistiu em jogar sujeira no chão, equipes do Lixo Zero atuaram em conjunto com as operações da Secretaria de Ordem Pública (SEOP) fiscalizando a Barra da Tijuca, a Zona Sul e a Lapa. Foram emitidas 59 multas, a maioria referente ao descarte irregular nas ruas de resíduos, como bitucas de cigarro, latas e garrafas. Quem urinou em via pública também foi alvo de ficais. As equipes agiram ainda na Rodoviária e no Aeroporto Santos Dumont, onde foram registradas mais cinco multas.