Na última sexta-feira, 5, a Comlurb promoveu um treinamento com os garis de arvorismo. O objetivo foi aprimorar o trabalho e reforçar os cuidados com a segurança. Na ação, os profissionais receberam os novos equipamentos de segurança, além de aulas práticas para demonstração do uso correto dos materiais.
Na ocasião, os garis treinaram a ancoragem correta e segura, os cuidados com o manuseio dos equipamentos, a prevenção de possíveis acidentes e outros temas. Entre os novos equipamentos estão cintos de segurança com dispositivo trava-quedas deslizante, capacetes de alpinismo industrial, cordas e fitas tubulares.
Esses profissionais trabalham na poda mecanizada e em corte de árvores com altura superior a cinco metros, utilizando a técnica de escalada com corda e ancoragem.
Sete garis participaram da capacitação, que ocorreu na gerência de Emergência da Comlurb, em São Cristóvão. O instrutor foi o técnico Moyses da Silva de Brito, capacitado e certificado em nível 3 para a atividade com acesso por corda pela Associação Comercial de Acesso por Corda Industrial (Industrial Rope Access Trade Association), IRATA Brasil.
Outro treinamento será realizado na próxima terça-feira, 9, com mais sete trabalhadores.