A vacina antirrábica é a principal forma de controle e prevenção da raiva e deve ser administrada anualmente
Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio), a campanha de vacinação antirrábica avança por mais bairros no próximo sábado (17).
Serão contemplados os bairros de Abolição, Água Santa, Bonsucesso, Brás de Pina, Cachambi, Colégio, Complexo da Maré, Complexo do Alemão, Cordovil, Del Castilho, Encantado, Engenho da Rainha, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Higienópolis, Honório Gurgel, Inhaúma, Irajá, Jacaré, Jacarezinho, Jardim América, Lins de Vasconcelos, Manguinhos, Maria da Graça, Méier, Olaria, Parada de Lucas, Penha Circular, Penha, Piedade, Pilares, Ramos, Rocha Miranda, Rocha, Tomás Coelho, Triagem, Turiaçu, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vigário Geral, Vila da Penha, Vila Kosmos e Vista Alegre.
Esta é a segunda etapa da campanha, que está sendo realizada de forma escalonada dividida em cinco datas, sempre aos sábados. Durante esse período, grupos diferentes de bairros serão contemplados, com a finalidade de alcançar todas as Áreas Programáticas do município. Na etapa atual, serão mais de 150 pontos de vacinação, funcionando das 9h às 17h, para garantir a imunização dos animais.
“A campanha anual é uma das principais iniciativas do IVISA-Rio para manter o controle da raiva no município. Todo ano uma equipe é treinada para garantir a imunização da população animal da cidade. A raiva é uma doença perigosa, que pode levar o animal à morte e também pode ser transmitida para o ser humano. E hoje temos como preveni-la com a vacina. Por isso, leve seu animal para vacinar. A saúde dele também é importante”, explicou a presidente do IVISA-Rio, Aline Borges.
Nos dias de campanha, cães e gatos a partir de três meses poderão ser imunizados. A vacina antirrábica é a principal forma de prevenção e controle da raiva, que não é notificada em cães e gatos no município do Rio desde 1995 e em humanos desde 1986. Para continuar o processo de prevenção, ela deve ser administrada anualmente.
Segundo informações da Prefeitura do Rio, a campanha, que teve início no dia 27 de agosto, já vacinou mais de 67 mil animais na cidade. Este ano, até o mês de novembro, a expectativa do IVISA-Rio é bater a meta de 470 mil animais vacinados em 2021. Para isso, as equipes de vacinação e apoio foram treinadas e orientadas ao longo dos últimos meses para atender a população nos dias de campanha. Os próximos grupos de bairros das zonas Norte e Oeste receberão a campanha nos dias 8 e 22 de outubro e 5 de novembro.
Datas e bairros das próximas etapas da campanha
8/10 – 3º grupo
Acari, Anchieta, Barros Filho, Bento Ribeiro, Campinho, Cascadura, Cavalcanti, Coelho Neto, Costa Barros, Engenheiro Leal, Guadalupe, Honório Gurgel, Madureira, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz, Parque Anchieta, Pavuna, Quintino, Ricardo de Albuquerque Zona Oeste: Anil, Barra da Tijuca, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Pechincha, Praça Seca, Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena, Vila Valqueire
22/10 – 4º grupo
Bangu, Campo dos Afonsos, Campo Grande, Cosmos, Deodoro, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Realengo, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Vila Kennedy, Vila Militar
5/11 – 5º grupo
Barra de Guaratiba, Guaratiba, Paciência, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz, Sepetiba