Durante a ação, mais de três toneladas de lixo foram retiradas.
Durante a manhã de terça-feira (20), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e a Subprefeitura de Jacarepaguá realizaram mais uma ação de abordagem e acolhimento para pessoas em situação de rua, na Taquara. A iniciativa contou com apoio da Comlurb e da Guarda Municipal.
A equipe de educadores sociais ofereceu assistência, preenchimento de fichas para a inscrição nos programas da Prefeitura do Rio e acolhimento para as Unidades de Reinserção Social (URS), mas apenas uma pessoa aceitou a proposta e foi conduzida até o abrigo. Outras dez preencheram as fichas e estão inseridas nos serviços disponibilizados pela SMAS.
A Prefeitura do Rio possui vagas em URS com banheiros, camas, quatro refeições diárias e demais auxílios, mas muitos indivíduos não aceitam a oferta quando abordados para continuar vivendo nas ruas.
A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, acredita que o ideal seria contarmos com mais pessoas aceitando a proposta, porém devido a atual legislação os funcionários públicos são proibidos de conduzir alguém para um abrigo de forma compulsória. “As URS têm toda estrutura para abrigá-los e conduzi-los aos benefícios que irão contribuir para uma nova realidade. Realizamos ações deste tipo todos os dias. Também contamos com o apoio do patrulhamento efetivo da Polícia Militar. Sabemos que é um grande desafio, mas vamos continuar trabalhando para levar mais ordem, qualidade de vida e segurança para Jacarepaguá”, conta Talita.