Com a liberação da Trilha da Laginha, a expectativa é que a média de visitantes mensais aumente

 

 

Na última sexta-feira (23), a Prefeitura do Rio reabriu a Trilha da Lagoinha, considerada a principal trilha do Parque Chico Mendes, no Recreio dos Bandeirantes. Ele havia sido interditado em 2018 devido aos riscos oferecidos pela queda da galeria de águas pluviais, o local recebeu intervenções da Fundação Rio-Águas.

O trabalho durou um mês e as equipes fizeram melhorias pontuais no sistema de drenagem, recuperando o trecho que havia sido danificado. Além de impactar no funcionamento do parque, a interdição impedia que visitantes percorressem a trilha completa, que tem nível baixo de dificuldade e duração de cerca de 30 minutos de caminhada. Outro ponto que estava impedido do público se aproximar, era a lagoa que contorna a trilha.

O vice-prefeito e secretário municipal do Ambiente e Clima, Nilton Caldeira, destacou o trabalho que foi feito no local e a importância do parque para a cidade: “A equipe da Rio Águas fez um ótimo trabalho e, a partir dele, estamos devolvendo uma trilha nova em folha para os cariocas e visitantes. O Parque Chico Mendes é uma área de preservação ambiental com muitos atrativos, incluindo as trilhas naturais. Então, tragam a família e venham desfrutar do contato com a natureza", disse.

Cerca de 30 alunos da Escola de Desenvolvimento Infantil Vera Lúcia Martins Costa, no Recreio, participaram do evento, estreando a trilha reformada.

Na reinauguração, que também contou com o apoio da Associação de Moradores do Recreio (AMOR), 105 mudas nativas foram plantadas, e os animais voltaram a circular pelo local. A partir de agora, os frequentadores poderão acessar todo o circuito de trilhas do parque, e a expectativa é que a média de visitantes, atualmente em torno de 7.500 por mês, aumente. Antes da pandemia o parque chegou a receber 13 mil visitantes por mês.

O parque fica na Avenida Jarbas de Carvalho 679, Recreio dos Bandeirantes.