A data é comemorada no dia 10 de outubro
No último dia 6, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) iniciou uma série de eventos para celebrar o Dia Nacional das Guardas Municipais, comemorado no dia 10 de outubro.
A primeira atividade da sequência foi uma palestra com o tema “Estevão de Almeida Chaves: O primeiro Herói da Pioneira”, ministrada pelo guarda municipal e historiador Henrique Frescurato para comandantes de unidades operacionais e demais gestores da instituição.
O GM Henrique levou os integrantes que assistiam a palestra a um passeio por 191 anos de história, conhecendo formações históricas da Guarda Municipal desde o período do Império, chegando atualmente, quando houve a recriação da instituição no ano de 1993.
O termo “pioneira” foi utilizado porque a palestra fez um resgate na história da Guarda Municipal, além de ter homenageado o guarda municipal Estevão de Almeida Chaves, que integrou a primeira formação e foi morto em combate, no dia 8 de outubro de 1831, durante a Batalha da Ilha das Cobras. Uma das motivações da escolha da data para o início das homenagens foi a proximidade com a data da morte do GM Estevão.
Também está prevista a realização de uma solenidade, no dia 10 de outubro, para inaugurar um memorial para os guardas municipais que morreram durante a pandemia do coronavírus. Neste período, a GM-Rio foi uma das instituições do governo municipal que atuou na linha de frente de ações que tinham como objetivo diminuir a disseminação do vírus, trabalhando na escolta de vacinas e na fiscalização do uso de máscaras e na contenção de aglomerações. Será entregue a medalha “Além do Dever”, que é uma das principais comendas da instituição, para os familiares dos GMs mortos.
Uma exposição será realizada para de resgatar a história da GM-Rio. A mostra acontece na sede da instituição, em São Cristóvão e conta com apresentações especiais para o público da Banda de Música e das equipes do Grupamento de Operações com Cães (GOC), que fazem o Showdog, e do Grupamento de Ronda Escolar (GRE), com atividades lúdicas. O objetivo é fortalecer ainda mais a interação com a população.