O objetivo é reforçar a importância da coleta seletiva
No último dia 8, a Comlurb promoveu uma nova campanha de incentivo à coleta seletiva. Desta vez, a ação aconteceu na Praça Albert Sabin, conhecida como Praça da Merck, na Taquara, Zona Oeste do Rio. O grupo Chegando de Surpresa, formado por garis que usam a música e a dança em campanhas de conscientização, participou do evento e animou quem passava pelo local.
Desde março, a campanha vem sendo realizada aos sábados para aumentar a participação da população na separação em casa dos materiais potencialmente recicláveis, além de reforçar os roteiros da coleta seletiva. A ação já percorreu 27 pontos, nas Zonas Sul, Norte e Oeste, além do Centro, em pontos de maior visibilidade.
Panfletos informativos são distribuídos durante a campanha e técnicos da área tiram dúvidas e orientam a população. De acordo com informações da Prefeitura do Rio, atualmente, o serviço de coleta seletiva da Comlurb atende a 122 bairros do Rio. Todo o material coletado é entregue para as 28 cooperativas de catadores, que fazem a separação e comercialização dos produtos. O lixo reciclável garante, assim, trabalho e renda para os cooperativados e suas famílias.
O recolhimento porta a porta é feito uma vez por semana, em dias alternados ao da coleta domiciliar. A população pode se informar sobre o dia e horário da coleta em cada rua nesta página.