O Jornal da Barra traz informações sobre policiamento, transporte e documentação

 

 

O segundo turno das eleições de 2022 acontece no dia 30 de outubro, das 8h às 17h, e os cariocas e fluminenses votarão apenas para o cargo de Presidente da República, visto que o governador foi eleito ainda no primeiro turno. No Estado do Rio, o policiamento será reforçado. Já na cidade, o transporte terá novamente o esquema especial de gratuidade.

O Jornal da Barra reuniu as principais informações sobre policiamento, transporte e os documentos necessários para ajudar os eleitores.

Policiamento

Assim como no primeiro turno, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio pediu o apoio da Força Federal no esquema de segurança para o segundo turno das eleições presidenciais de 2022.

No primeiro turno, a operação especial montada resultou na queda de 42,36% no número de ocorrências no Estado do Rio de Janeiro. Os dados correspondem à comparação com o primeiro turno das eleições de 2018. Em 2022, 70 mil agentes de forças de seguranças dos três níveis federativos participaram do esquema.

Ainda no primeiro turno, a Polícia Militar entregou 17 mil policiais. Para a segunda etapa a PM ainda divulgou o esquema de policiamento.

Transporte

A Prefeitura do Rio informou, através da Secretaria Municipal de Transportes, que no domingo (30), entre 6h e 20h, as passagens de ônibus e BRT não serão cobradas para que a população possa votar no segundo turno das eleições de 2022.

A medida está prevista no Decreto 51.435, de 29/09/2022, a mesma medida que garantiu a gratuidade durante o primeiro turno.

Para entrar no transporte gratuitamente, basta apresentar o título de eleitor.

Documentação e local de votação

O eleitor deve apresentar um documento com foto, o título não é obrigatório. O documento é necessário para comprovar a identidade, já o título de eleitor pode ser apresentado fisicamente ou através do aplicativo e-Título.

Entre os documentos com foto válidos estão: carteira de identidade, identidade social, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei e certificado de reservista.

A consulta do local do local de votação pode ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através do nome, número do título ou CPF do eleitor. Nesses três casos, também é necessário fornecer a data de nascimento e o nome da mãe.

Outra opção é consultar o local através do WhatsApp automatizado do TSE, no número (61) 9637-1078. Basta entrar e selecionar a opção 6.