Após 17 anos, os JEBs voltaram em 2021 e reuniram 5.646 atletas em 2022

 

 

 

 

No último dia 3 de novembro, começaram os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2022, realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O evento acontece no Parque Olímpico, localizado na Barra da Tijuca, e reúne atletas de 12 a 14 anos até o dia 14 de novembro.

A cerimônia de abertura foi realizada na Arena da Juventude, no Complexo Esportivo de Deodoro, e contou com a presença dos ministros da Cidadania, Ronaldo Bento, e da Educação, Victor Godoy, além de ex-atletas olímpicos brasileiros.

Esta edição do JEBs conta com 5.646 atletas das 27 unidades da federação e reúne competições de 17 modalidades: badminton, ginástica artística, ginástica rítmica, xadrez, tênis de mesa, vôlei, basquete, futsal, handebol, judô, taekwondo, karatê, wrestling, vôlei de praia, atletismo, ciclismo e natação. Além de atletismo paralímpico e demonstradas disputas de surfe, skate e break dance.

Entre 1976 e 2004, foram realizadas 18 edições do JEBs, que voltou a acontecer após 17 anos. Em seu retorno, em 2021, o evento contou com a participação de 5,114 estudantes-atletas.

O ministro da Cidadania ressaltou a importância dos Jogos Escolares Brasileiros para a formação esportiva dos jovens estudantes, que através do evento tem a oportunidade de desenvolver um contato ainda mais próximo com o esporte. “É fundamental o esporte como ferramenta de inclusão social, que traz transformação na vida de crianças e adolescentes. Vai contribuir na formação de cidadãos brasileiros. É este o nosso propósito. Para além das medalhas que serão conquistadas aqui, é o que o esporte ensina. Vai deixar de legado nesses meninos e meninas aqui presentes, deixando o espírito de disciplina, espírito de equipe e superação”, disse Ronaldo Bento.

O ministro da Educação destacou que, de maneira complementar, o esporte e o ensino andam juntos na formação dos estudantes. “O esporte faz parte da formação do cidadão e nós precisamos fortalecer o ensino e a prática do ensino do esporte na escola. Precisamos revisar o nosso currículo, colocar isso com mais força. A realização dos JEBs resgata essa integração da escola com o esporte e traz valores como liderança, trabalho em equipe, perseverança e superação. Quando aliados à educação, formam um cidadão mais completo”, falou Victor Godoy.

Além do Parque Olímpico, os JEBs ainda contam com mais duas sedes no Rio de Janeiro: a Universidade da Força Aérea (Unifa) e a Arena da Juventude, no Complexo Esportivo de Deodoro. Na sede da Barra da Tijuca serão utilizadas as estruturas das Arenas Cariocas 2 e 3, do Velódromo, do Centro Olímpico de Tênis e da Vila Olímpica.

Os jogos terão transmissão ao vivo no canal da CBDE no YouTube e o acesso do público é gratuito.

Programação das competições:

De 2 a 4: ginástica artística, judô, karatê e taekwondo.

De 2 a 5:  xadrez.

De 2 a 7: basquete, futsal e vôlei de praia.

De 6 a 8: tênis de mesa.

De 9 a 11: ciclismo e natação.

De 9 a 12: atletismo, atletismo adaptado e badminton.

De 9 a 14: handebol e voleibol.

De 10 a 12: ginástica rítmica e wrestling.