As inscrições para o projeto serão realizadas neste mês de novembro

 

 

Em parceria com a Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, o Observatório Internacional de Juventude (OIJ) realiza em novembro as inscrições para o programa E.L.A. O objetivo do projeto é incentivar a formação e o empoderamento de jovens mulheres, que sejam mães ou gestantes, moradoras de favelas e áreas periféricas. A ação consiste em disponibilizar especialistas em gestão de projetos, em pequenas empresas e negócios para capacitar as empreendedoras.

De acordo com o presidente do Observatório Internacional de Juventude, Daniel Calarco, o programa reforça a inclusão de mulheres mães na agenda 2030 da ONU. “Desta forma vamos diminuir a desigualdade de gênero e impulsionar o debate sobre empreendedorismo feminino”, explicou.

Serão disponibilizadas 50 vagas, sendo 10 para mulheres inscritas no MEI (Microempreendedor individual) e 40 para mulheres empreendedoras não formalizadas com MEI. As 40 primeiras participantes selecionadas, com renda por pessoa de até meio salário-mínimo, serão beneficiárias de uma bolsa-auxílio no valor de R$ 400,00 mensal, além do auxílio passagem durante três meses de formação pelo projeto Mulheres do Rio.

Segundo a secretária da Mulher, Joyce Trindade, estimular o desenvolvimento econômico das mulheres vem atender a uma demanda social no Rio de Janeiro. “Sabemos que a maior parte das famílias em situação de vulnerabilidade são chefiadas por mulheres. Da mesma forma, uma grande parte de mulheres em situação de violência têm dificuldades de quebrar esse ciclo pela falta de renda. Por isso, o empreendedorismo é tão importante para as mulheres”, disse.