Confira algumas recomendações durante o período de folia
Por: Fernando Pimenta
O Carnaval 2025 se aproxima, com início oficial marcado para o dia 28 de fevereiro e encerramento em 5 de março, na Quarta-Feira de Cinzas. Entretanto, por todo Rio de Janeiro, os foliões já celebram antecipadamente a festividade por meio dos tradicionais blocos pré-carnavalescos. Se você for do time que gosta de pular Carnaval, há dicas valiosas de como comemorar com segurança, saúde e também respeito.
Sendo uma das mais grandiosas manifestações culturais do Brasil, o Carnaval representa um convite à alegria, ao samba, ao encontro e à celebração coletiva. Tudo isso dentro de uma festividade imensa, marcada por muitas festas, bloquinhos, desfiles e horas de dança. E para celebrar esta época da melhor forma possível, há alguns cuidados que não devem ser deixados de lado.
Segurança
As festas de carnaval são popularmente conhecidas por serem lotadas de pessoas. E não poderia deixar de ser diferente. Além do próprio carioca, o Rio de Janeiro também é o destino mais procurado por turistas no carnaval. A cidade normalmente fica muito cheia para celebrar. Desta forma, é ideal saber como curtir o carnaval com segurança.
Primeiramente, cuidado com golpes. Você provavelmente já ouviu falar de alguém que usou o cartão para comprar uma bebida ou qualquer outra coisa durante o carnaval e acabou tendo o item clonado ou então foi cobrado um valor muito mais alto. Para evitar esses casos, identifique o seu cartão com um adesivo e sempre fique de olho no valor descrito na maquininha em que for passar o cartão, e imediatamente confira o valor descontado em seu aplicativo.
Poucas coisas têm o potencial de estragar mais uma festa do que perder um item de valor. Ou seja, guarde o celular e sua carteira em um local seguro. Nada de celular no bolso de trás da calça. Opte por uma pochete ou doleira e mantenha sempre na parte da frente do seu corpo, onde você possa ver. Para evitar ainda mais imprevistos, leve apenas o necessário. Alguns itens são indispensáveis, mas tente não ter que carregar muitos itens de valor.
Por fim, aquela dica infalível: fique perto de pessoas de confiança. Além de mais divertido, festejar com os amigos e ou a família é sempre mais seguro. Se possível, curta o carnaval acompanhado de um grupo de pessoas e tente ficar próximo desse grupo durante todo o tempo que for possível. Avise alguém sempre que precisar se afastar, e nunca se esqueça de combinar pontos de encontro caso alguém se perca.
Saúde
O Carnaval pode acabar se tornando uma verdadeira maratona. Especialmente por acontecer durante o verão, curtir a folia pode vir a ser um grande teste para o corpo, exigindo resistência física, uma boa hidratação e também uma alimentação adequada.
Vamos começar pela hidratação, talvez o fator mais importante. Durante a folia, o corpo perde muitos líquidos devido ao calor e ao esforço físico. Além disso, entre os foliões que consomem bebida alcoólica, essa perda é potencializada. Então, para evitar a desidratação, a recomendação é fazer uma boa ingestão de água ou isotônicos.
Quando se trata da alimentação, a melhor abordagem é tentar manter uma dieta equilibrada mesmo durante o Carnaval. O consumo de carboidratos e proteínas antes e depois das festas irá auxiliar na sua disposição e bem estar. É preciso encarar o carnaval como uma maratona, um evento intenso e de grande duração, e por isso a proteína e o carboidrato, ingeridos a partir de alimentos saudáveis, serão ótimos aliados.
Outra dica que pode ser valiosa é a escolha de roupas e calçados ideias. É preferencial o uso de tecidos leves e respiráveis. Roupas confortáveis e soltas facilitam a mobilidade, assim como o uso de tênis e outros calçados confortáveis previnem possíveis dores nos pés e articulações. O uso de chinelos, por exemplo, pode agravar o risco de torções e quedas.
Uma boa preparação pré-carnaval também faz a diferença. Durante as semanas que antecedem a festa, os foliões já podem adotar hábitos que irão ajudar a melhorar a resistência física e evitar fadiga excessiva. Treinos aeróbicos, como corrida, caminhada ou dança, já serão o suficiente para aumentar a resistência.
Um bom sono de descanso também é fundamental. É compreensível que o filão vá tentar curtir a maior quantidade de dias que for possível. No entanto, é recomendado um descanso adequado entre os dias de festa para evitar o esgotamento ou possíveis problemas musculares. Uma estratégia para os foliões é garantir boas noites de sono no dia anterior. Procure aproveitar o Carnaval já de manhã para também poder retornar cedo e garantir o descanso.
Por fim, não poderíamos deixar de falar da proteção solar. A insolação é um problema grave que pode causar fadiga extrema, tontura e riscos para a pele. Para evitar esse problema, é importante usar bonés, óculos escuros e protetor solar, além de não esquecer da hidratação e tentar aproveitar a sombra nos momentos de descanso.
Respeito
Por último, mas de forma alguma menos importante, é necessário praticar o respeito durante o carnaval. O carnaval é, acima de tudo, uma festa para todos. É para os solteiros e para as famílias. Não tem discriminação de crença e nem de idade. Não tem discriminação de raça e nem de orientação sexual.
É uma festa ideal para praticarmos um princípio básico da coletividade: o respeito. A festa é sua, mas também é de todo mundo. Respeito com as mulheres, "não" é não. Respeito com o público LGBTQIA +. Cuidado com as crianças e os idosos, o espaço é de todos.
Respeitar e ser respeitado são deveres e direitos fundamentais no carnaval. Devemos respeitar a opinião do próximo para que haja harmonia em todos os aspectos. O respeito deve sempre ser levado em consideração antes de tomar qualquer atitude. Pratique a empatia, se coloque no lugar do próximo. Respeito é objeto de troca.
Em 2025, vamos colocar nosso bloco na rua, espalhando muito confete, purpurina, mas também com compaixão e respeito por todos.