A mensagem reforça cuidados que os cidadãos devem ter, como evitar aglomerações e lavar bem as mãos
Os mais de 210 milhões de celulares ativos no país começam a receber, a partir desta quarta (22), mensagem de texto (SMS) do governo federal com orientações para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do sistema de alertas da Defesa Civil, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A mensagem reforça cuidados que os cidadãos devem ter, como evitar aglomerações e lavar bem as mãos. Populações de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, os estados com o maior número de casos confirmados, serão as primeiras a receberem os avisos.
O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do MDR, coordena o envio de alertas por SMS. Atualmente, além da Defesa Civil Nacional, o sistema é utilizado por 100 Defesas Civis estaduais e municipais.
Para ter acesso aos avisos gratuitos por SMS, os usuários devem enviar uma mensagem do celular para o número 40199. Na área de texto, é só indicar o CEP de interesse – é permitido cadastrar mais de um CEP. Feito o cadastro, o celular está apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil.