A Operação La Casa de Papel foi criada pela PF, pela Receita Federal e pela ANM para combater o esquema de pirâmide financeira transnacional
O empresário e músico Patrick Abrahão, marido da cantora Perlla, foi preso em sua casa, em um condomínio de luxo no Recreio dos Bandeirantes, nesta quarta-feira (19) através da Operação La Casa de Papel, da Polícia Federal (PF), da Agência Nacional de Mineração (ANM) e da Receita Federal. A Operação foi criada para combater “um esquema de pirâmide financeira transnacional” que criou a própria criptomoeda e a supervalorizou artificialmente.
De acordo com as investigações, a Trade Invest, rede de Patrick, lesou pelo menos 1,3 milhão de pessoas em 80 países, causando um prejuízo de R$ 4,1 bilhões.
A 3ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande (MS), expediu 6 mandados de prisão e 41 de busca, determinou o bloqueio no valor de 20 milhões de dólares e o sequestro “de dinheiro em contas bancárias, imóveis de altíssimo padrão, gado, veículos, ouro, jóias, artigos de luxo, mina de esmeraldas, lanchas e criptoativos em posse das pessoas físicas e jurídicas investigadas”.
Os mandados foram cumpridos nos estados do Rio de Janeiro, onde Patrick foi preso, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Maranhão e Santa Catarina.
De acordo com a PF, Patrick é investigado por crimes contra o sistema financeiro nacional, evasão de divisas, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, usurpação de bens públicos, crime ambiental e estelionato.