Moradores reclamam da insegurança no bairro. 'Entrar e sair com o carro é um medo enorme', diz aposentada
As reclamações dos moradores da Taquara sobre os assaltos e a insegurança no bairro, são frequentes. O número de roubos de carros aumentou mais de 70% em apenas um ano, de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP).
Os dados são de janeiro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. Só em janeiro de 2023, foram registrados 47 roubos de veículos. Os furtos subiram 26% — só em janeiro foram quase 500.
"Os últimos anos aqui tá impossível. A gente não tem segurança. Entrar e sair com o carro é um medo enorme", reclama a aposentada Ângela Amodi.
Imagens de câmera de segurança flagram frequentemente as ações criminosas. Os assaltantes aproveitam a redução de velocidade nos quebra-molas para anunciar os assaltos.
"Aumentou muito a violência. Essa rua está constantemente engarrafada e aí roubam no engarrafamento. Essas viaturas aqui não são comuns. Em 20 anos que eu moro aqui, eu nunca vi, só em ocorrência. Eu fui assaltado na esquina aqui de trás. É comum aqui o abandono da Segurança Pública. A Taquara deixou de ser segura há um tempo", diz o advogado Josef Gerstel.
Segundo a PM, o policiamento foi reforçado na região, com rondas de viaturas e motos.