Celebrando o impacto das líderes nos quiosques à beira-mar
Por: Carol Oliveira (Orla Rio)
O Dia 8 de março representa um marco muito importante no calendário mundial. É um momento de reflexão sobre a luta e as conquistas das mulheres, principalmente por igualdade e respeito ao longo da história. E, nesta sexta-feira, celebramos não apenas a resiliência, mas também o impacto inegável das mulheres na liderança empresarial, e a orla carioca é um exemplo vibrante disso. Da areia ao calçadão, elas estão à frente de grandes negócios, moldando o futuro da nossa comunidade e inspirando a próxima geração de líderes. Este é um grande momento para reconhecer e valorizar a contribuição única das mulheres para o crescimento e o sucesso de nossas empresas e nossa sociedade como um todo.
A Orla Rio Concessionária, como maestra de um grande encontro de empreendedorismo feminino, agrega emblemáticos quiosques liderados por mulheres, desde os mais tradicionais com mais de 30 anos de existência, às novas operações, que chegam para renovar as lideranças femininas nas praias cariocas.
Essas mulheres empreendedoras não apenas criaram negócios de sucesso, mas também se tornaram pilares da comunidade local, oferecendo serviços de qualidade e oportunidades de emprego. Seus quiosques são mais do que simples estabelecimentos comerciais; são espaços de encontro, de cultura e de troca de experiências. O sucesso dessas mulheres, além de inspirar outras empreendedoras, é capaz de impulsionar outra geração.
E, na Barra da Tijuca, um quiosque de referência carrega há décadas o nome de uma mulher: Augusta. O “tia” veio do tratamento carinhoso daqueles que viram o negócio começar e se consolidar na altura do Quebra Mar. Desde 1996, o quiosque é administrado por Maria Fernanda, que toca sozinha o empreendimento desde que a mãe faleceu, mantendo vivos os ensinamentos e a essência do quiosque.
“No início foi difícil. Depois da morte da minha mãe ter que assumir aqui no dia seguinte e trabalhar encarando todo mundo perguntando por ela, foi a maior dificuldade que passamos e muito marcante pra mim”, lembra Fernanda, que sempre foi o braço direito da mãe no quiosque.
Mesmo com todos os contratempos, o Tia Augusta sobreviveu graças à determinação de Maria Fernanda, que firmou na praia a sua história.
Também na orla da Barra, Marinei Oliveira é mais uma inspiração no Rio. A Mar – como gosta de ser chamada – empreende no quiosque Léo e Mar e cuida do seu negócio há mais de 15 anos. Entretanto, a baiana de Ilhéus chegou à Cidade Maravilhosa e começou a trabalhar como doméstica em uma residência exatamente de frente para a praia. Isso despertava nela o sonho de ter um negócio próprio. Ela conheceu Léo, seu atual marido, parceiro e sócio nos negócios. Ela nos declarou: “Eu me mudei pro Rio por ter perdido meu esposo, eu não queria ficar (em Ilhéus), queria uma nova vida (…) Conquistei primeiro uma barraca de areia e do lado tinham dois quiosques que não serviam bem, os clientes pediam peixe e eles não sabiam fazer, coisas mal feitas e aí a gente pegava o peixe e trazia pro pessoal aqui. E, todo dia a gente (Mar e Léo) falava que precisava de um quiosque.”
Tia Augusta, Fernanda e Mar são só alguns exemplos de garra e perseverança, e ser mulher é isso, é ser sinônimo de luta. Por isso, neste 8 de março queremos que todas que constroem conosco a nossa praia sintam-se homenageadas. Que a trajetória de cada uma seja sempre uma grande inspiração para nós.
Parabéns a todas as mulheres pela força e por nos ajudar a construir uma orla cada vez mais justa e democrática.