Desde janeiro até abril deste ano, já foram computadas 858 adoções
A prática de adoção de espaços públicos por empresas ou cidadãos tem sido incentivada pela Prefeitura do Rio, uma tentativa de preservar o mobiliário urbano da cidade. Na última terça-feira (25), O Diário Oficial do Município publicou novas adoções de praças em diferentes regiões da cidade: zonas Norte, Sul e Oeste.
Na zona oeste, a praça ainda sem nome está situada na Estrada de Jacarepaguá, esquina com a Rua São José Maria Escrivã, no Itanhangá. O espaço foi adotado pelo Condomínio Moradas do Itanhangá.
A plataforma Adote.Rio foi lançada pela FPJ em dezembro de 2018, com o objetivo de estabelecer parcerias com empresas, associações de moradores e demais segmentos da sociedade para que praças públicas, jardins e áreas verdes sejam preservadas. O programa estimula a apropriação dos espaços públicos pelos cidadãos e promove o melhor uso desses locais.
Desde janeiro até abril deste ano, 858 adoções já foram efetivadas por meio do portal. Hoje, a cidade do Rio soma 1,5 milhão de metros quadrados de áreas adotadas, o equivalente a três Quintas da Boa Vista. Entre outros locais potencialmente adotáveis, estão 2.200 praças urbanizadas, 36 parques urbanos, 1.300 monumentos e chafarizes e 450 quilômetros de ciclovia.
Para informações sobre adoções, a FPJ atende em sua sede, no Campo de Santana, Centro, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou pelo telefone 2224-8088.