Criada em 1992, Câmara Comunitária é a associação mais forte da região
Foi no dia 12 de junho de 1992 que a maior e mais forte associação de moradores, talvez de toda a cidade, nascia. Com a participação de 13 condomínios dava-se largada a criação da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca. Porém, a história da CCBT, a maior representante do bairro, nasceu da idéia de dois grandes nomes da Barra.
O primeiro foi o atual presidente da CCBT, Delair Dumbrosck, na época, vice-presidente da Acibarra, o segundo foi o grande criador de boa parte do que a Barra da Tijuca é hoje, o presidente da Construtora Carvalho Hosken, Carlos Fernando de Carvalho. A idéia criada era montar uma associação que pudesse ter a força de representar todo um bairro, porém de maneira coerente e sem o radicalismo, comum de muitas associações.
"A sociedade civil organizada é o principal agente promotor do crescimento ordenado e sustentável da Barra da Tijuca. Sem essas entidades, dificilmente essa parte da cidade teria alcançado o sucesso que hoje percebemos", contou Carlos na comemoração de 25 anos da associação.
Hoje a CCBT já tem diversos novos condomínios fazendo parte dos associados e 27 anos de lutas pelo bairro. Por conta disso, a CCBT possui grandes conquistas e esteve presente em muitos eventos importantes da região ao longo dos anos, vendo de perto o crescimento e o desenvolvimento da Barra.
Através de sua política com rigidez, mas sem radicalismo, Delair vem, junto com o seu vice-presidente David Zee e seus 29 conselheiros, atuando na melhoria do bairro. São inúmeras reuniões realizadas com prefeitos, governadores e figuras públicas importantes para o desenvolvimento do bairro.
Delair faz questão de chamar a todos para esclarecer os acontecimentos dentro do bairro, mas também faz questão de destacar que caso o convidado não apareça não adianta mandar representantes, pois sua cadeira continuará vazia. Durante as reuniões, agilidade para não deixar monótona o encontro, por isso Delair pede para que se vá direto a pergunta e as respostas.
Dessa maneira, a CCBT veio crescendo e ganhando força. Porém, não foi apenas pela união dos condomínios da Barra, mas também pela presença maciça que a CCBT teve, e tem, nas maiores lutas pela melhoria e desenvolvimento não só do bairro, como em diversas áreas vizinhas.
Tudo começou com a primeira grande luta pela retomada das obras para o Emissário Submarino do Sistema de Esgoto Sanitário nos bairros da Barra, Recreio e Jacarepaguá. A luta melhorou e muito algumas das principais questões do lançamento do esgoto no Complexo Lagunar da Barra, além das contas pagas a CEDAE para um serviço não utilizado. A atuação da CCBT fez com que hoje 85% do esgoto da região passasse a ser jogada ao sistema de coleta.
As atuações no entanto da CCBT vão além da infra-estrutura da Barra, batendo inclusive no social. Assim, em 1999 a Campanha de Prevenção as Drogas ganhou força, com a presença de grandes nomes do esporte, como o ex-jogador, Oscar Schmith. Além da campanha, a CCBT conta com o médico Dr. Jorge Jaber, que trouxe para a associação o Atendimento a Dependentes Químicos e Parentes.
Contudo o trabalho mais recente, embora tenha sido iniciado em 1994, foi a chegada do metrô a Barra da Tijuca. A luta para trazer o maior transporte para a nossa região começou com o projeto "Barra Metrô 2000", porém devido a inúmeros problemas públicos, só com a chegada das Olimpíadas 2016 foi possível ver o metrô chegar ao bairro.
Porém a Câmara se fez presente em atender os pedidos da população, quando conseguiu mudar o local da estação do Jardim Oceânico, previsto para ser colocado dentro do bairro, para a Avenida da Américas. O caso era um pedido dos moradores, que tinham medo dos possíveis problemas que a estação traria para dentro do bairro.
Assim por quase três décadas, a CCBT é a associação de moradores mais forte e representativa da Barra da Tijuca, sempre presente as reivindicações e o mais importante, sempre pronto ao diálogo para conseguir melhorar cada vez mais o local que moram mais de 650 mil pessoas.