Momento crítico do encontro fica a cargo do superintendente da Barra, Thiago Barcellos
A reunião de agosto do 31º Conselho Comunitário de Segurança, realizada na última terça-feira, dia 22, no auditório do Barra Prime, foi marcada pelos ânimos exaltados dos presentes. A mesa principal foi composta pelos seguintes membros: presidente Ricardo Magalhães; delegada Márcia Julião, titular da 42º DP (Recreio); Paulo Roberto, delegado-adjunto da 16º DP (Barra), representando o delegado titular Marcus Neves; Tenente-Coronel Vanildo Sena, subcomandante do 31º BPM; Claudio Carneiro, presidente da OAB-Barra; Thiago Barcellos, superintendente da Barra e Recreio; Guilherme Braune, administrador adjunto da Barra; Michel Oliver, supervisor regional do Itanhangá e Joá; Capitão Rafael Bruzon, do Comando de Polícia Ambiental; Major André Suzano, do Grupamento de Salvamento dos Bombeiros; e Gustavo Souza, da Guarda Municipal.
O encontro contou com a colaboração do deputado federal Otávio Leite (PSDB) e do vereador Carlo Caiado (DEM). Caiado comentou que existe na Câmara dos Vereadores uma Comissão para Ordem da Segurança Pública, com objetivo de angariar fundos para o tema. Já Leite, disse a Câmara dos Deputados está com olhar crítico para essa questão, por ser de interesse nacional, e não apenas do Estado do Rio de Janeiro.
O comentário mais crítico da reunião ficou a cargo de Thiago Barcellos. Ao dizer que ninguém olha para o solo urbano e que tem mais policiais nas UPPs do que no asfalto, fez a plateia ficar atônita. Principalmente depois do comentário em que o legislativo foca mais no eleitor do que na população como um todo. Entretanto, o momento mais extenuante foi sobre os meninos de rua, que gerou um bate boca entre o próprio Thiago e Marcia Julião. No final, disse que a superintendência já fez o cadastro de 40 meninos.
A fala de Thiago vai de encontro aos dados apresentados pelo Tenente André, do 31º BPM, pois o Batalhão, que necessita de 854 homens para fazer um bom policiamento na região, conta com apenas 561. Além disso, os crimes de roubo de rua estão acima do estabelecido pela corporação para o mês de agosto.
A reunião de setembro do 31º CCS, com a ajuda da Amavag (Associação de Moradores e Amigos de Vargem Grande), será no Espaço Don, situado na Estrada dos Bandeirantes, nº 23.641, em Vargem Grande.