Valores encontrados foram de aumento de mais de 40% do valor comum
Para verificar denúncias sobre de preço abusivo da água mineral, o Procon-RJ foi às ruas na última quarta-feira (15) para averiguar o caso. Os fiscais percorreram lojas em vários pontos da cidade carioca e da Baixada Fluminense e descobriram diversos casos de abuso na cobrança. Alguns casos o aumento foi de mais de 40% no preço dos galões de água.
Em Jacarepaguá um galão de 20 litros, que normalmente é vendido por R$ 32, passou a ser comercializado por R$ 45. O que representa um aumento de 40,62%. Segundo consta na lei, em momentos em que a procura está alta o fornecedor pode variar os preços da mercadoria, contudo, desde que esse aumento não seja abusivo, como os casos encontrados. Os estabelecimentos que apresentaram o excesso de valores foram notificados, agora os comerciantes terão que se defender trazendo as justificativas pelas quais o aumento ocorreu, como aumento de custo na produção da água ou a necessidade de pagamento de hora extra para os funcionários em virtude da alta demanda.
Todo o cidadão que se deparar com algo parecido deve entrar em contato com o Procon-RJ através do número 151, pelo site www.procononline.rj.gov.br ou até mesmo pelo aplicativo do Procon. Caso seja solicitado pelo acusador, sua identidade será mantida em sigilo.