Redação
A Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva), depois de ser chamada pela Defesa Civil, começou mais uma operação de demolição no Rio das Pedras, com o apoio da Subprefeitura de Jacarepaguá. O serviço, iniciado na segunda-feira (28/06), continuou nesta terça (29/06), e a retirada do entulho está prevista para terminar até o fim da semana.
A equipe da Coordenadoria Geral de Operações Especiais (CGOE), vinculada à Seconserva, atua no quarto pavimento do prédio 145 da Rua Vitória Régia. Após o escoramento, está sendo feita a demolição manual do acréscimo formado pelo painel da laje do teto, de forma a não comprometer tanto a estrutura do próprio prédio quanto a das construções vizinhas.
Segundo a Defesa Civil, trata-se de um imóvel multifamiliar de quatro pavimentos, no qual foram feitas três interdições totais.
A secretária de Conservação, Anna Laura Secco, acompanhou o primeiro dia de trabalho:
– Construções sem licença colocam em risco a população, pois não seguem a legislação vigente. Estamos atuando com firmeza para evitar que aconteçam outras tragédias.
Na semana passada, a Seconserva demoliu a parte de trás de outro imóvel no Rio das Pedras, na Rua Flor de Cactos, número 195. Foram abaixo a área de serviço e um acesso ao terraço dos fundos, no quarto pavimento, onde havia uma cozinha, um telhado e algumas paredes. O serviço também foi realizado de forma manual.
A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, enfatizou a importância de combater as irregularidades.
– Nossa preocupação com as construções sem embasamento técnico é evitar prejuízos às próprias famílias e evitar mortes como aconteceram recentemente.