Redação 

A Prefeitura do Rio promove nesta semana uma série de aulas de capacitação sobre o sistema de transportes e questões sociais relevantes para motoristas recém-contratados do BRT Rio. A partir desta terça-feira (10/08), os profissionais receberão instruções sobre a operação do sistema, inclusão e respeitos às diferenças. As aulas serão ministradas no prédio de gestão de pessoas do BRT Rio, anexo ao Terminal Recreio, por técnicos das secretarias de Transportes (SMTR), Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV) e Políticas e Promoção da Mulher (SPM-Rio). O objetivo é qualificar os rodoviários e, consequentemente, a prestação do serviço aos usuários.

Dentre os tópicos a serem abordados nas aulas estão: infrações de trânsito; principais causas de acidentes na condução de transportes coletivos; diversidade; legislações específicas de proteção aos direitos das mulheres e idosos; prevenção e enfrentamento ao assédio, e compreensão do processo de envelhecimento.

A capacitação faz parte do Programa de Desenvolvimento de Motoristas, que promove ações conjuntas entre os órgãos municipais e a gerência de Desenvolvimento Humano e Organizacional do BRT Rio.

A primeira aula de capacitação acontecerá nesta terça (10/08), às 16h, e será aplicada por técnicos da SEMESQV. Na quinta (12/08), no mesmo horário, será a palestra da SMTR. A SPM-Rio promoverá a sua aula na sexta (13/08), às 13h.

Novos motoristas

A contratação de 30 novos motoristas para o Sistema BRT tem como objetivo atender ao aumento de articulados recuperados. Desde o início da intervenção da Prefeitura, a frota passou de 120 para 195 ônibus.