A cada dez dias desse ano, a Barra da Tijuca teve ao menos, um registro de roubo ao comércio, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). Somente nos primeiros quatro meses do ano, foram 12 ocorrências registradas na área da 16ª DP, delegacia que é responsável pelo bairro. Esse número representa uma queda de 55,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando houve 27 registros na área. Nesse sábado (25), um segurança foi morto com um tiro no rosto durante um assalto a uma joalheria, no shopping de luxo Village Mall.
Ainda no sábado, o governador Cláudio Castro usou seu perfil no Twitter para comemorar a queda nos índices de criminalidade em maio. O ISP ainda não divulgou os números oficiais.
"Boa notícia, gente. Em maio, o Estado do Rio registrou o menor valor de homicídios dolosos para o mês dos últimos 31 anos. Segundo o ISPRJ, a redução foi de 21% na comparação com maio de 2021 e de 17% na comparação entre os 5 primeiros meses de 2021 e de 2022. Já as mortes por intervenção de agentes do estado caíram 22% de janeiro a maio. Outro crime que apresentou redução foi o roubo de rua. Foi verificada uma queda de 15% nos casos de janeiro a maio deste ano em relação ao mesmo período de 2021. Mais uma vez, os números mostram que estamos no caminho certo. Este mês, inclusive, já retomamos o pagamento do sistema de metas, numa prova de reconhecimento do trabalho que os policiais da PMERJ e PCERJ vem fazendo pra alcançar esses bons resultados".