Para viabilizar a realização do Ironman 70.3 no próximo domingo, 3, a CET-Rio montou um esquema especial de trânsito na região do Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Pontal e Serra da Grota Funda.
Cerca de 135 pessoas irão participar da operação, entre elas estão guardas municipais, agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios durante todo o evento.
Informações sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas serão disponibilizadas em 12 painéis de mensagens variáveis. Além dos painéis, serão instaladas faixas de sinalização nas principais vias da região e serão distribuídos panfletos informativos para moradores e comerciantes de rua.
Ainda pretendendo garantir a fluidez do trânsito, técnicos da CET-Rio localizados no Centro de Operações Rio irão monitorar o evento através de câmeras e, caso haja necessidade, ajustar semáforos. Áreas de estacionamento não serão criadas para o evento.
Conheça o Ironman 70.3
O Itaú BBA Ironman 70.3 é uma competição de triatlo com etapa válida pelo circuito mundial. Na sexta edição da competição, serão 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida, por um dos percursos mais bonitos e técnicos do calendário, incluindo, no ciclismo, trechos da prova dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
Cerca de 1284 triatletas, representando 26 países de cinco Continentes estão inscritos na competição. O Brasil conta com 1121 competidores. Dessa competição, 45 atletas saem classificados para o IRONMAN 70.3 World Championship 2022, que está programado para os dias 28 e 29 de outubro, em St. George, no estado de Utah, nos Estados Unidos.
Confira as principais interdições e recomendações da Prefeitura do Rio
De 0h às 12h:
– Avenida Lúcio Costa, no trecho da Reserva, sentido Recreio, entre a Rua Adão Pereira Nunes e a Avenida Pedro Moura.
De 0h às 15h:
– Avenida Lúcio Costa, no trecho da Reserva, sentido Barra, entre a Avenida Pedro Moura e a Rua Adão Pereira Nunes;
– Avenida Lúcio Costa, no trecho do Recreio, sentido Barra, entre a Praça do Pontal e a Avenida Pedro Moura.
Das 4h às 11h30:
– Avenida Lúcio Costa, no trecho do Recreio e seus acessos, sentido Pontal, entre a Avenida Pedro Moura e a Avenida Gilka Machado;
– Estrada do Pontal e seus acessos, entre a Avenida Gilka Machado e a Rua Oito W.
Das 7h às 11h:
– Estrada do Pontal e seus acessos, entre a Rua Oito W e a Avenida das Américas;
– Serra da Grota Funda.
Rotas alternativas
– A ligação entre o Recreio e a orla da Barra da Tijuca deverá ser feita pela Avenida das Américas:
– Os veículos que utilizariam a Serra da Grota Funda para a ligação entre a Avenida Dom João VI e a Avenida das Américas deverão utilizar o Túnel Vice-presidente José Alencar;
– Durante as interdições na Estrada do Pontal, o acesso às praias de Grumari e Prainha poderá ser feito apenas pela Estrada Roberto Burle Marx e Estrada do Grumari.
Proibição de estacionamento
Além dos locais já regulamentados, o estacionamento será proibido nas seguintes vias:
A partir das 8h de quarta-feira (29/6) às 20h de segunda-feira (4/7):
– Entorno da Praça do Pontal;
– Avenida Lucio Costa, junto ao canteiro central, no trecho entre a Rua Hélio de Brito e Estrada Benvindo de Novaes.
– Avenida Gilka Machado;
– Estrada do Pontal.
Recomendações importantes
– Pedestres devem realizar as travessias nos locais indicados pela sinalização de orientação;
– Respeitar os locais de proibição de estacionamento;
– Respeitar as orientações dos agentes de trânsito e de toda sinalização implantada na área;
– Motoristas: é recomendado que evitem passar pela região nos horários das interdições, procurando antecipar o horário de seus deslocamentos ou utilizar as rotas alternativas;
– Moradores deverão apresentar comprovante de residência para acessar a área bloqueada.