A remoção de gigogas beneficiará toda a extensão do espelho d’água da Lagoinha

 

Nesta segunda-feira, 4, uma equipe de manutenção de rios e canais da Fundação Rio-Águas iniciou o serviço de limpeza da Lagoinha das Taxas, no Parque Natural Municipal Chico Mendes, no Recreio dos Bandeirantes.

Com a remoção de gigogas, os trabalhos executados com auxílio de máquinas beneficiarão toda a extensão do espelho d’água. A mobilização dos serviços começou no dia 15 de junho, com acompanhamento da Subprefeitura da Barra, Recreio e Vargens.

“A limpeza do espelho d’água da Lagoinha é importante para garantir mais fluxo das águas, com a retirada das gigogas. A Rio-Águas executa uma logística diferente, com o uso de uma balsa, para garantir que toda a extensão da lagoa seja limpa”, destaca o presidente da Rio-Águas, Wanderson Santos.

O Subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, Raphael Lima, reforça que o saneamento da região é responsabilidade da concessionária Iguá, mas a Prefeitura do Rio está acompanhando de perto sua atuação no local para garantir que o saneamento entorno da Lagoinha das Taxas seja uma das prioridades.

“Desde agosto de 2021, quando a Iguá assumiu a concessão dos serviços de Água e Esgoto da região, a Subprefeitura iniciou a comunicação direta com a empresa. E deixou bem clara a importância da priorização dos serviços a serem realizados na área da Lagoinha das Taxas, que margeia o Parque Natural Municipal Chico Mendes, e do Canal das Taxas, principalmente nas adjacências da Comunidade do Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes”, destacou o subprefeito.