Equipes da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), da Subprefeitura da Barra, Recreio e Vargens e do 31º BPM realizaram uma ação de ordenamento na noite da última quarta-feira, 6, durante o festival irregular de pipas que está acontecendo semanalmente no Recreio dos Bandeirantes, e costuma reunir pessoas de diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro.
Após reclamações enviadas para a Subprefeitura, a fiscalização aconteceu pela terceira semana seguida. Guardas do Subgrupamento de Operações de Praia (Sgop) com apoio do Grupo Tático Móvel (GTM) e 31° Batalhão da Polícia Militar participaram da ação.
Segundo o Subprefeito da Barra, Raphael Lima, o evento está sendo monitorado com a intenção de prevenir a desordem e o descarte de material poluente e perigoso nas areias. “A linha chilena e as varetas das estruturas das pipas oferecem risco aos frequentadores da praia, e além de tudo demandam um número maior de garis e maquinários na limpeza da Comlurb, tendo em vista que a área tem ficado muito suja com o material descartado”, ressaltou o Subprefeito.
“Estamos atentos às demandas da população, que reclamou da desordem, e nossa ação também visa a segurança, tendo em vista os riscos de se soltar pipa com linha chilena. Já atuamos há duas semanas e a presença da Prefeitura está provocando o esvaziamento desse evento irregular”, destaca o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.
Cerca de 24 veículos foram multados por estacionamento irregular na orla, além das apreensões de 13 carretéis de linha chilena. O grupo se deslocou entre os postos 11 e 12, mas as equipes da Prefeitura e da Polícia Militar conseguiram fazer a dispersão sem conflitos ou tumultos. Foi necessário solicitar o apoio da Comlurb para retirar o restante do material que na praia após o fim da missão.
Na última semana as equipes da Prefeitura e da Polícia Militar já haviam apreendido cerca de mil pipas, linhas, carretéis e 12 carretilhas. Também foram aplicadas 40 multas de trânsito para flagrantes de estacionamento irregular e outras irregularidades.
Soltar pipas na areia da praia é proibido pelo Código de Posturas Municipais. Também são proibidos a utilização desses equipamentos próximo ás vias públicas e a utilização de linha chilena, pelos riscos que oferece. As linhas e pipas foram inutilizadas e as carretilhas apreendidas.