O homem foi indiciado por conta da Operação Lesa Pátria
Na última sexta-feira (20), um empresário que era procurado pela Polícia Federal no Rio de Janeiro, durante a Operação Lesa Pátria, conseguiu fugir pulando pela janela de uma casa, na Barra da Tijuca.
O foragido é Raif Jibran Filho, sócio-administrador do restaurante Rústico Premium, na Vila São Jorge, em Alto Paraíso, no estado de Goiás.
Segundo a Polícia Federal, o empresário fugiu de Goiás para a capital fluminense depois dos atos golpistas do dia 8 de janeiro, em Brasília.
Os agentes foram ao condomínio onde ele estava, na Barra da Tijuca, mas o empresário conseguiu escapar pulando pela janela de casa.
No dia dos ataques em Brasília, Raif postou fotos e vídeos nas redes sociais instigando a participação dos seguidores, onde relata o confronto com as forças de segurança, quando fala sobre tiros de borracha e gás lacrimogêneo.
A Polícia Federal tenta cumprir no Rio de Janeiro pelo menos um dos oito mandados de prisão preventiva na Operação Lesa Pátria, deflagrada na manhã de sexta-feira (20). Os alvos são financiadores e participantes de atos terroristas ocorridos em Brasília, em 8 de janeiro.
A operação foi ordenada pelo Supremo Tribunal Federal, que expediu oito mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão. As ordens são cumpridas no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, e Mato Grosso do Sul.
Os alvos são investigados pelos seguintes crimes:
- abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- golpe de Estado;
- dano qualificado;
- associação criminosa;
- incitação ao crime;
- destruição;
- deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Veja quantos mandados são cumpridos por unidade da federação:
- Distrito Federal: 5 de busca e apreensão e 2 prisões
- Goiás: 1 busca e apreensão
- São Paulo: 7 busca e apreensão e 3 prisões
- Rio de Janeiro: 1 busca e apreensão e 1 prisão
- Minas Gerais: 1 busca e apreensão e 1 prisão
- Mato Grosso do Sul: 1 busca e apreensão e 1 prisão