Nesta época do ano, elas costumam passar pelo litoral do Rio enquanto migram para o Arquipélago de Abrolhos, na Bahia, segundo diretor de ONG

 

 

Na manhã da última sexta-feira (09), quem estava presente na Praia da Barra da Tijuca, foi contemplado com uma baleia exibindo seus belos saltos no mar. Antes de ir trabalhar, Guilherme Braga, de 43 anos, foi mergulhar e registrou as lindas cenas em seu barco. Ele tem uma empresa de aluguel de embarcações e é diretor da ONG Parley For the Oceans.

“Nunca tinha visto isso, a baleia quase encostou na pedra de uma das lajes que existem ali. Ela veio de perto da praia, onde eu a avistei, e passou das Ilhas Tijucas. Pulando e se exibindo direto. Foi incrível, um show”, contou Braga, que viu a baleia quando subiu em seu barco. Ele decidiu ir atrás dela para observá-la mais de perto.

Segundo Guilherme, a baleia nadou entre as Ilhas Tijuca e a Praia da Barra e depois seguiu em direção ao oceano. A oceanógrafa pesquisadora do projeto Ilhas do Rio, Liliane Lodi explicou que se trata de uma baleia jubarte, espécie que está em época de migração, que se inicia em junho e vai até meados de agosto. As gigantes dos mares costumam passar pelo litoral do Rio, algumas bem próximo da costa, seguindo em direção ao Arquipélago de Abrolhos, na Bahia, seu principal local de reprodução e criação.  

“Pesquisadores do projeto também fizeram hoje várias avistagens de baleias jubarte. Nós ainda estamos no mar, inclusive vimos baleias bem perto de Ipanema e Copacabana também. Enfim, bem-vindas, jubartes”, comemorou Liliane.