O Subprefeito Raphael Lima estava presente na celebração
No dia 27 de outubro, o júri internacional do Programa Bandeira Azul concedeu o Certificado Internacional Bandeira Azul à equipe do Projeto de Educação Ambiental “Sua Praia Seu Ambiente” e aos parceiros do projeto, nas praias da Reserva e Prainha, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, coordenados pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Clima da Cidade. As bandeiras foram hasteadas nas praias, neste último sábado, dia 04 de novembro, dando início a temporada 2023/2024.
O então Subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, Raphael Lima, celebrou o Programa Internacional Bandeira Azul como uma certificação de excelência ambiental e turismo sustentável. “Por isso, ficamos muito orgulhosos por dois Selos da temporada de 2023/2024 na cidade do Rio de Janeiro estarem na região da Subprefeitura da Barra, nas praias da Prainha e da Reserva”, comemorou Raphael Lima.
O Selo Bandeira Azul representa uma homenagem ao compromisso inabalável dessas praias com a preservação ambiental, educação, segurança e turismo sustentável em sua gestão. Durante os meses de janeiro a outubro de 2023, mais de 170 ações de educação ambiental foram promovidas, incluindo atividades de sensibilização e conscientização ambiental, plantio de mudas de espécies nativas e a realização de extensas operações de limpeza de praias, resultando na coleta de aproximadamente 330 quilos de resíduos.
Vale ressaltar que essas praias estão situadas dentro de duas Unidades de Conservação de Proteção Integral da Prefeitura do Rio: o Parque Natural Municipal da Prainha e o Parque Natural Municipal Barra da Tijuca Nelson Mandela, nas áreas dos bairros do Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca. Essa distinção ressalta o comprometimento contínuo com a preservação da natureza e o fomento do turismo sustentável na região, solidificando o status de excelência desses destinos litorâneos.