Programação de agosto inclui oficinas e homenagem às práticas culturais de diferentes regiões do país 

 

 

No mês de agosto, a programação do Museu do Pontal, na Barra da Tijuca, se propõe a homenagear o folclore e a diversidade da cultura brasileira através de oficinas e atividades, como aulas de dança afro-brasileiras e contação de histórias. Um destaque na programação é o evento “Céu de Pipas no Museu do Pontal”, com oficinas de pipas, vôos de pipas e uma série de exercícios gratuitos voltados para crianças e adultos. 

Teve início no primeiro fim de semana de agosto, mas se estende até o último domingo. Confira a programação: 

 

13/08, às 16h – Oficina do Cordel Cirandeiro de Dalinha Catunda

Dalinha Catunda é uma poetisa cearense radicada no Rio de Janeiro e tem mais de uma centena de cordéis publicados, alguns deles com temática infantil. Nesta oficina, a autora lê cordéis, conversa sobre as regras desse tipo de literatura e, ao final, coordena a criação de um cordel coletivo com os participantes. 

 

19/08, às 16h – Piquenique Musical com Luis Carlinhos 

Acontece um show com Luis Carlinhos e convidados. Em seu repertório, o músico canta, além das músicas autorais, alguns clássicos da MPB e canções de seu projeto infantil “Macatchula”. Além do show, atividades e recreação estão disponíveis para a criançada. 

 

20/08, às 16h – Oficina de confecção de personagens 

Com Martha Loureiro, costureira, bordadeira e educadora popular, os participantes da oficina são estimulados a confeccionarem personagens de pano, definidos por roupas e características. 

 

26 e 27/08 – Céu de Pipas no Museu do Pontal 

Diversas atividades tomam espaço ali, como a oficina de confecção de pipas; revoada de pipas confeccionadas pelas crianças e pelos pipeiros convidados; brincadeiras coletivas; atividade para bebês; lançamento do livro de Max Fonseca Cardoso, bicampeão mundial de pipas artísticas, em 2004, na Índia, e em 2008, na França. 

 

Atividades fixas

Além da programação especial focada em folclore e cultura brasileira, algumas atividades fixas também estão presentes no Museu do Pontal. 

Todo domingo, às 10h, os bebês têm opções como roda de música e contação de história e movimento, inspiradas no universo da cultura popular brasileira. Instrumentos musicais e objetos feitos de material reciclado serão utilizados pelos pequenos e crianças de até três anos podem participar acompanhadas dos responsáveis. 

Aos sábados e domingos, de 11h às 15h, acontece a visita guiada musicada pelo acervo do Museu. Nos dois dias do fim de semana, das 12h às 17h, acontece também o “Baú de brinquedos”, onde objetos populares como ioiôs, petecas, piões, fantoches, elásticos, cordas para pular e muitas outras opções são disponibilizadas pelos arte-educadores. As brincadeiras têm o objetivo de estimular o público a experimentar a criatividade ao ar livre, na grande praça-jardim, que fica na parte frontal do museu. 

 

SERVIÇO: 

Local: Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3300 – Barra da Tijuca 

Horário de funcionamento: De quinta-feira a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30)