O espaço “A Grande Aventura Leitora” terá atrações imersivas, exibição de filmes e muito mais

 

 

Diante de um cenário com estímulos incessantes em multiplataformas, que disputam pela atenção das crianças, como fazer as gerações mais novas amarem os livros? Esse foi um dos principais desafios da Bienal do Livro Rio ao planejar o espaço e a programação infantil da edição especial de 40 anos. Pensando estratégias que estimulassem a formação de novos leitores, a Bienal apresenta como resultado o espaço A Grande Aventura Leitora, que vai encantar pessoas de todas as idades entre os dias 1º e 10 de setembro, no Riocentro.

Com 600 m², a maior área de conteúdo do evento, o espaço terá três ambientes e fará uma homenagem ao clássico Alice no País das Maravilhas, uma das histórias mais adaptadas e recontadas do mundo. Lá, as curadoras do espaço - Martha Ribas, Carolina Sanches e Rona Hanning, do LERCONECTA - trabalharam o conceito do livro elástico, por meio da história que se estica para várias possibilidades, assim como a personagem de Lewis Carroll. O público poderá se divertir com jogos temáticos, cinema-mudo de 1903 e paredes interativas, entre outras atrações.

As experiências imersivas dão o tom do segundo espaço, que dá “vida” aos grandes clássicos da literatura. Pinóquio, por exemplo, é lembrado por meio de uma baleia gigante, onde as crianças poderão entrar e assistir a filmes. “Todo leitor já entrou na barriga da baleia. Todo leitor já deu de cara com o lobo. Todo leitor já fez 3 pedidos à lâmpada mágica... Vamos brincar com as histórias que nos formaram leitores”, explica Carolina Sanches, criadora do conceito Leituras Elásticas, que norteia a Bienal. “Entendemos o livro como afeto, como abrigo. E esses livros vão virar cabaninhas no nosso espaço, para as crianças entrarem e lerem!”, completa, em referência ao enorme livro que ajudará a compor o ambiente.

O terceiro ambiente leva a proposta de uma grande festa para a Bienal e será o ponto de encontro entre autores e leitores. Ninguém menos que o Chapeleiro Maluco fará as honras como DJ, tocando ao vivo para a criançada.

Outros nomes que integram a memória afetiva de adultos e crianças vão dividir a cena com os personagens de Alice, como a Emília, o Menino Maluquinho e a Turma da Mônica. E em comemoração aos 60 anos da personagem criada por Mauricio de Sousa, a abertura para o público, dia 1º, promete uma surpresa especial: um Parabéns a Você com a participação do cartunista e da filha que se tornou a inspiração para os famosos gibis. Mas a festa é surpresa, ninguém conta pra Mônica! Além do encontro com fãs, a Bienal vai levar uma tirinha de 60 metros – um para cada ano de vida da personagem – para os jardins da Bienal.

Ao todo, 40 autores vão conversar com as crianças durante os 10 dias de evento. Flávia Lins e Silva, Lázaro Ramos, Kiusam de Oliveira, Janaina Tokitaka, Sonia Rosa, Otávio Jr, Luana Génot, são alguns dos nomes confirmados da programação. Além deles, foram convidados artistas, músicos e contadores de histórias que vão se apresentar no palco do espaço: Bia Bedran, Mundo Aflora, Tapetes Contadores de Histórias, Lona na Lua e Ivan Zigg, entre outros.