Curso visa abordar a criação de startups para área da saúde
A FGV Barra traz uma novidade para quem quer ampliar seus horizontes. Com uma unidade recém-inaugurada no Condomínio Empresarial Henrique Simons, a FGV lança o curso “Empreendedorismo na Saúde”, com a coordenação de Tânia Furtado, que há 26 anos trabalha na Fundação Getúlio Vargas e coordena os cursos de saúde e Alex Lucena, empresário e empreendedor na área de tecnologia.
“A Barra da Tijuca hoje é um dos grandes polos da área da saúde, temos um número imenso de clínicas e grandes hospitais aqui. Assim como temos muitas instituições de educação aqui. Achei muito relevante e por isso aceitei o convite da professora Tânia para coordenarmos juntos e montarmos esse curso, diante do que temos, essa é a área de maior crescimento e oportunidade”, explica Alex. Para quem acredita que o curso é apenas para profissionais ligados à área da saúde, a coordenadora explica que para dar certo, é necessário que se tenha profissionais das mais diversas competências: “quando se fala em área de saúde, nós temos 150 profissionais envolvidos nas diferentes graduações, que vão além das graduações mais comuns. Saúde é lazer, é urbanismo, é turismo, além do campo das especialidades médicas”.
O curso terá início no dia 15 de setembro e funcionará quinzenalmente em cinco sábados, o curso tem duração de 40hrs: “aqui na FGV denominamos ele como um curso livre. Teremos os módulos a cada dia de aula. A ideia é ensinar o passo a passo de montar e desenvolver uma ideia e produzi-la”. Para finalizar, Alex conta que será uma prova de fogo, como na vida real. As startups terão de apresentar e vender seu produto para uma banca de empresários e possíveis compradores: “esse é o momento onde você precisa apresentar para a banca de investidores o seu produto. É como o programa ‘Shark Tank’, onde acontece dessa maneira. Nada mais é do que como acontece na vida real. Vamos trazer convidados do próprio mercado que irão analisar as propostas, mas claro, o objetivo, mesmo que saiam negócios de fato, é o objetivo pedagógico, onde o investidor auxilia os alunos em como fazer as coisas”.