Turistas gastaram mais do que o esperado na cidade
Carnaval é sinônimo de folia, cultura e de retorno financeiro. Vide este ano. Em levantamento divulgado no último domingo (10) pela Riotur, a cidade do Rio contabilizou R$ 3,78 bilhões de faturamento ocasionados pelos setores de comércio, de hotelaria e serviços durante os quatro dias de festejo.
O valor superou facilmente os R$ 2,1 bilhões de receita previstos pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Durante o carnaval, houve uma elevação de 26% no faturamento de hotéis e estabelecimentos em relação à 2018, quando as vendas somaram R$ 3 bilhões. O principal motivo para este crescimento se dá pelo aumento de 8% no número de turistas na cidade, que pulou de 1,5 milhão em 2018 para 1,62 milhão em 2019.
O tempo médio de permanência também contribuiu. Neste ano, ficou de 7 a 11 dias. Já em 2018, foram de seis a oito dias. Segundo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a taxa de ocupação dos hoteis subiu de 87% para 90% de um ano para o outro.