2019 teve a melhor marca desde a crise econômica de 2014
Ao que tudo indica, em 2019 mais gente pode ganhar e dar presentes no Natal. Segundo a Alshop, associação dos lojistas de shopping centers, as vendas de final de ano subiram 9,5% sobre 2018. Esse é o melhor desempenho desde 2014, início da crise econômica, a pior da história do país, que afetou duramente as vendas do varejo até 2018.
"Tem que festejar porque o Natal foi bastante positivo. E a expectativa é que até o dia 31 esse ritmo mais forte se mantenha por causa das vendas pré-réveillon e do período de trocas de produtos", disse Nabil Sahyoun, presidente da Alshop.
Segundo a associação, a retomada da geração de empregos neste ano, a liberação do saldo do FGTS, a queda da taxa de juros da economia especialmente ao longo de 2019 e a redução da inflação explicam o desempenho do fim do ano. Além desses pontos, o fato de os shoppings centers terem crescido 7,5% em 2019 sobre 2018, também melhorou índice desde 2014.
Calcula-se um faturamento do setor neste ano de R$ 168,2 bilhões.