Além de serviços financeiros, o Target Bank reúne funcionalidades específicas necessárias para as atividades de frete
A Target Meio de Pagamentos, uma das quatro maiores empresas de pagamento de frete e Vale Pedágio Obrigatório, se transforma em Target Bank para se consolidar como o primeiro banco digital específico para o caminhoneiro e que é capaz de interligar todos os estabelecimentos envolvidos no ecossistema logístico. O objetivo da fintech é ser reconhecida como a única companhia que consegue integrar soluções financeiras importantes para o setor – como antecipação de recebíveis, empréstimo pessoal sem necessidade de garantias, investimentos e seguros – com as ferramentas de gestão, como emissão de documentos obrigatórios (Ciot e, futuramente, o DT-e) e pagamentos eletrônicos homologados pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), exigências legais necessárias para as operações de frete.
“Nosso DNA é tecnologia e transporte”, afirma William Rego, um dos fundadores da empresa, que além de filho de caminhoneiro foi diretor de tecnologia da Target por quase dez anos, antes de assumir o cargo de CEO. “Banco Digital tem um monte por aí. O que a gente faz é muito mais do que isso e a mudança da marca era necessária para comunicar esse crescimento do Target Bank”, comenta. “Para que uma operação de transporte de cargas seja iniciada, é preciso emitir os Pagamentos de Frete e Vale Pedágio em uma empresa homologada na ANTT. Além disso, muitas vezes o caminhoneiro leva de 30 a 90 dias para receber pelo serviço, mas tem altos custos para realizar o serviço. No Target Bank, ele consegue resolver tanto as exigências legais, quanto obter capital de giro e, assim, ampliar sua capacidade de atuação”, explica o executivo.
William destaca que a fintech mapeou todos os entraves financeiros e burocráticos que permeiam as operações logísticas e criou uma tecnologia totalmente inovadora para solucionar esses problemas e ajudar a fomentar o setor. “Das empresas contratantes de frete, passando pelos motoristas de caminhão, até os postos de combustível e lojas de conveniência nas estradas, oferecemos soluções para que esses personagens possam operar com mais agilidade, eficiência e com fluxo de caixa”, afirma Rego.
Por ser uma empresa que emite a documentação necessária para o pagamento dos serviços, o Target Bank consegue atuar com taxas menores em antecipação dos recebíveis, uma vez que já identificam quando e quanto as transportadoras ou caminhoneiros vão receber – ou seja, a garantia do crédito. Até setembro, a fintech já havia emprestado e quitado mais de R$ 20 milhões, com taxa zero de inadimplência. A expectativa é que, com a mudança para TARGET Bank e as ações de marketing em torno do rebranding, o volume de crédito passe de R$ 30 milhões já no próximo mês.