Segundo estudos da ONU, mais de 80% de todos os resíduos nocivos encontrados no oceano são provenientes da terra e acabam indo parar no mar através dos rios, colocando em risco os ecossistemas marinhos. Se nada for feito, até 2050 mais de 90% de toda a vida marinha do oceano estará se alimentando desses resíduos.
Criado em 2009, o Projeto Tatuí de Educação Ambiental realiza, há 14 anos, grandes eventos de limpeza de praias na cidade do Rio de Janeiro. O Liceu Franco-Brasileiro participa desta ação há 10 anos, visto que um de seus pilares é a formação cidadã, permitindo aos estudantes, através do uso e domínio das diversas linguagens, construir o sentimento de pertencimento e consciência socioambiental. A mais recente ação aconteceu no último sábado.
Tradicionalmente, a atividade acontecia na Praia de Copacabana. De modo inovador, o Instituto Aqualung realizou a ação do Dia Mundial da Limpeza na Marina da Glória. Ao todo, o LFB removeu mais de 76 kg de lixo das areias da Praia do Flamengo.
“Em nossa Proposta Político-Pedagógica, destacamos a Carta da Terra, documento que enfatiza questões relacionadas à busca de uma sociedade mais justa e sustentável como, por exemplo: ‘4. Assegurar a generosidade e a beleza da Terra para as atuais e às futuras gerações. 5. Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial atenção à diversidade biológica e aos processos naturais que sustentam a vida’”, explica Priscila Resinentti, professora de Biologia do Franco.
Desta vez, a participação do Franco no Projeto Tatuí contemplou novidades. “Para além da participação, principalmente, dos alunos do ensino fundamental - anos finais, pela primeira vez, contamos com o engajamento dos alunos do 5o ano e seus respectivos responsáveis e tivemos um campeão: Vitor Lopes garantiu o tatuí de ouro”, finalizou Priscila.