Mais de 100 trabalhos de escolas de todas as regiões do país participaram da primeira edição do Prêmio Seymour Papert-Paulo Freire de Robótica Educacional. E o Colégio Franco-Brasileiro conquistou o segundo lugar, na categoria Escolas Privadas, com a Horta Orgânica Automatizada, desenvolvida durante as aulas de Tecnologia e Inovação, com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, sob a orientação do professor Sergio Lopes Junior.
“Esse prêmio representa o reconhecimento das nossas ações pedagógicas, que objetivam a criatividade, autonomia e o protagonismo tecnológico dos nossos alunos em prol de uma formação global que também valoriza os conhecimentos sobre o mundo socioambiental e digital “, comemora o professor de Robótica do Franco.
A realização desse premiado projeto do Franco-Brasileiro se moldou a partir da modernização do ambiente escolar, movimento que começou com a adoção de um olhar mais sustentável com iniciativas pedagógicas dentro e fora da escola. Além da arborização, a escola já havia adotado as estratégias de cantina saudável, coleta seletiva interna, projetos de limpeza de praias e praças no entorno escolar, reciclagem de garrafas pets entre outros. Todas essas ações pedagógicas favorecem o desenvolvimento de projetos de educação ambiental, já que nossos alunos já estavam inseridos em um ambiente que sempre se mostrou preocupado com a formação de cidadãos globais e atentos ao meio ambiente.
O prêmio conquistado pelo Franco é uma iniciativa do capítulo brasileiro da The Federation of International Sports Association (FIRA), em parceria com o Centro de Inovação para Excelência de Políticas Públicas (CIEPP), Centro Universitário ENIAC e Robo City Escola de Robótica. E o principal objetivo do Seymour Papert-Paulo Freire é reconhecer boas práticas de escolas públicas e privadas que utilizem a robótica educacional como instrumento de inovação pedagógica, gerando impactos positivos nos estudantes e na escola.