Implantada no Cidade Jardim e no RIO2, a LDC traz competições para os condomínios durante 11 meses no ano
Pensando em disseminar a experiência do futebol profissional para atletas amadores, a Liga de Condomínios (LDC) foi criada com o objetivo de usar o esporte como forma de integração e geração de novos laços entre vizinhos, parceiros e associados. O projeto surgiu há aproximadamente 5 anos e faz sucesso nos condomínios Cidade Jardim e RIO2, na Barra da Tijuca.
Milhares de meninos brasileiros sonham em se tornarem jogadores profissionais de futebol, o esporte mais popular do país, e com Clauber Nascimento não foi diferente. O engenheiro civil e Presidente da LDC foi atleta de base em clubes da Zona Oeste carioca, mas precisou fazer uma escolha quando foi aprovado no vestibular e acabou deixando o futebol profissional de lado. “Sempre gostei muito do esporte e nunca me desliguei completamente dele, mesmo sabendo que não seria mais com a possibilidade de ser um atleta profissional”, contou.
Clauber Nascimento, Presidente da LDC. Foto: Liga de Condomínios
A Liga de Condomínios nasceu para levar o esporte para o “quintal de casa” das pessoas, além de ser referência em organização. A Liga Cidade Jardim e a Liga RIO2 já são famosas na região da Barra da Tijuca e atraem mais olhares para o projeto. “Outros condomínios já estão nos procurando interessados em implementar esse grande projeto em seus domínios e em breve teremos novidades”, revelou o Presidente da LDC. “O projeto começou na Barra da Tijuca, mas não tem limite de atuação. Tem potencial para estar em qualquer região do país e muito em breve estará”.
A participação dos atletas é um pouco diferente. Cada pessoa interessada faz a sua inscrição e a própria organização da Liga monta as equipes. Para participar, basta ser morador do condomínio, seguir as regras e ter disponibilidade para jogos sequenciais. Para Clauber Nascimento, essa forma de seleção é um diferencial da LDC. “A inscrição, e consequentemente a valorização, é do individual, da pessoa, e não da equipe. Todo atleta inscrito é importante na nossa Liga”, disse. “A cada edição as equipes vão se modificando com os atletas inscritos, promovendo maior rotatividade e gerando novas amizades e proximidade entre eles”, explicou Clauber.
As competições acontecem durante 11 meses do ano, parando apenas em dezembro. Para promover a integração entre os participantes e parceiros do projeto, os campeonatos sempre são temáticos. Entre os temas, já tiveram homenagens à Copa do Mundo, Eurocopa, Copa América, Champions League, Carnaval Carioca, Libertadores da América e muitos outros. Atualmente, o projeto é utilizado no futebol reduzido (fut6), mas não tem limitação por modalidade esportiva, o conceito pode ser implementado em qualquer esporte.
Foto: Liga de Condomínios
Tendo a boa organização como principal pilar, a LDC possui um site com todas as informações sobre as competições, painel de transferência de jogadores, Hall da Fama e muito mais. Ao acessar www.ligadecondomínios.com.br, você pode conhecer os patrocinadores, saber mais sobre como participar e até fazer sua pré-inscrição. Já nas redes sociais, a Liga de Condomínios tem seu próprio Instagram (@grupo_ldc) e também um perfil para cada liga em andamento (@ligacidadejardim e @ligario2). O projeto também está presente no YouTube através da LDC TV, que transmite todos os jogos e competições ao vivo. Além disso, ainda tem uma opção inovadora: o aplicativo LIGA DE CONDOMÍNIOS, disponível para Android e iOS. No aplicativo oficial da Liga, os usuários podem acompanhar tudo referente a competição: tabelas, artilharia, assistências, cartões, FANTASY (o ‘Cartola’ do projeto) e o Clube de Benefícios exclusivo para participantes e moradores.
O esporte é algo que deve fazer parte do dia a dia da população e projetos como a Liga de Condomínios mostram a importância de promover eventos como esse e fazer com que as pessoas possam ter uma proximidade maior entre elas, no local onde escolheram viver com suas famílias. O Presidente da LDC ainda ressaltou outros quesitos que vê como primordiais na Liga: “Aumentar a qualidade de vida das pessoas promovendo algo de qualidade que apenas atletas profissionais tiveram oportunidade de experimentar é um dos grandes objetivos do projeto e estamos conseguindo cumprir com muito trabalho, mas também associado a grande tecnologia que utilizamos”, concluiu.