Gaiolas e armadilhas também foram encontradas e os pássaros foram soltos no Parque Marapendi
Por Ive Ribeiro
Após denúncias na Central 1746 da Prefeitura do Rio, a Patrulha Ambiental – formada por guardas do Grupamento de Defesa Ambiental e fiscais da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente – resgatou no último final de semana, nos dias 3 e 4 de novembro, 11 pássaros silvestres no Recreio dos Bandeirantes e em outros bairros da Zona Oeste da cidade, como Vila Valqueire. Além disso, foram apreendidas 23 armadilhas e 17 gaiolas nos dois locais.
Os agentes flagraram gaiolas e armadilhas, além de dois canários da terra, dois poleiros e um bico-de-lacre, que foram apreendidos e soltos no Parque Marapendi, na Barra da Tijuca.
No sábado, dia 4, uma equipe da Patrulha Ambiental apreendeu seis tizius na Praia da Reserva, no Recreio dos Bandeirantes. No local também foram apreendidos quatro gaiolas e cinco alçapões preparados para captura dos pássaros. Os responsáveis pelas armadilhas foram notificados pela Patrulha Ambiental.
De acordo com a Lei de nº 9.605, de Crimes Ambientais, é crime matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, vender, expor à venda, exportar ou adquirir, guardar, ter em cativeiro ou depósito, utilizar ou transportar. A pena é de detenção de seis meses a um ano e multa.