A ação aconteceu um dia antes do Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma

 

 

 

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) está promovendo a campanha “De olho nos olhinhos”, para conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce do retinoblastoma, câncer intraocular infantil. De acordo com o Inca, 18 mil bebês são atingidos pela doença por ano, podendo se manifestar em crianças com até 5 anos de idade. No último sábado (17), o instituto realizou uma ação de conscientização em relação à doença no Via Parque, na Barra da Tijuca.

Segundo Sima Ferman, chefe da seção de pediatria do Inca, entre os sintomas mais comuns de câncer intraocular infantil estão estrabismo, baixa visão, reflexo branco na pupila, entre outros. A percepção e o diagnóstico precoce podem significar a diferença entre a visão normal e a perda dela.

“A descoberta precoce desse tipo de câncer é fundamental para o sucesso do tratamento e prevenção da cegueira infantil. Por isso, é necessário levar o máximo de informações a todos”, destacou Sima Ferman.

O exame de diagnóstico de problemas oculares congênitos, conhecido como ‘Teste do Olhinho', pode ser realizado pelo Sistema único de Saúde (SUS). O teste consiste em verificar a existência de uma cor vermelha na pupila das crianças. A falta de reflexo ou até um reflexo menor ou branco podem indicar opacidade das estruturas oculares.

“Se algum problema for identificado no exame, a criança deve ser encaminhada com urgência ao serviço oftalmológico especializado de referência. O teste do olhinho deve ser feito nos primeiros três dias de vida na maternidade e três vezes por ano nos três primeiros anos”, afirmou a pediatra.

A campanha “De Olho nos Olhinhos" aconteceu para conscientizar pais e responsáveis e para lembrar do Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, que foi no dia 18 de setembro.