Campanha enfatiza a importância de manter atualizada a caderneta de vacinação das crianças
“Criança vacinada, criança protegida! Leve seu filho ao posto”. Com essa mensagem espalhada por diversos ônibus do sistema BRT, a Prefeitura do Rio, por meio da Mobi-Rio e da Secretaria Municipal de Saúde, começou uma campanha de conscientização sobre a vacinação infantil na última segunda-feira (10). O objetivo é sensibilizar e ensinar as famílias acerca da necessidade de levar os pequenos ao posto de saúde para tomar as vacinas obrigatórias e manter a caderneta de vacinação sempre atualizada.
A frota dos três corredores (Transoeste, Transcarioca e Transolímpica) vai rodar com a mensagem pelos bairros da Zona Norte e Oeste. Ao levar em conta que, pelo sistema, em um dia útil, circulam cerca de 328 mil passageiros, é possível identificar que a campanha tem alcançado um alto número de pessoas.
“Vamos aproveitar essa oportunidade de poder informar milhares de pessoas diariamente para conscientizar a população sobre esse tema tão importante que é a vacinação”, afirma a presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin.
Segundo dados do Observatório Epidemiológico da Cidade do Rio de Janeiro (EpiRio), a baixa adesão à vacinação tem se repetido em crianças e adolescentes cariocas ao longo dos últimos anos, o que pode provocar o retorno de doenças prevenidas por vacinas.
“Vacinação é um tema multissetorial. É muito importante o envolvimento de toda a sociedade para o resgate das coberturas vacinais, principalmente as infantis. A cidade do Rio conta com 240 pontos de vacinação para atender os cariocas. Vacinas salvam vidas”, esclarece o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.